PREFEITO E DIRETORES DA USINA SÃO MANOEL PARTICIPAM DA ABERTURA DO CURSO PARA JOVENS APRENDIZES
Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado da vice-prefeita Márcia de Oliveira e dos diretores municipais Edinho Baptistão (Indústria e Comércio), Beto Saglietti (Educação), Tácio Bertozo (Administração) e Tony Forti (Comunicação), estiveram participando da abertura do Programa de Aprendizagem “Jovem Aprendiz”, que está sendo desenvolvido em São Manuel através de uma parceria, que conta com as participações da Prefeitura de São Manuel, da Usina São Manoel, a empresa Bruno Moldes e o Senai de Botucatu.
Participam do projeto 26 aprendizes da cidade (divididos entre 50% entre alunos e alunas), sendo 25 pela Usina São Manoel e 1 pela empresa Bruno Moldes. A carga horária será de 800 horas que serão cumpridas em salas de aula e nas empresas, divididas em 4 horas diárias presenciais em aulas teóricas e 4 horas em aulas práticas nas empresas, onde cada participante irá receber um salário mínimo mensal, com direito aos benefícios como férias, 13º salário, FGTS e vale transporte.
Estiveram presentes também na solenidade de abertura, os diretores da Usina São Manoel, Pedro Dinucci e Sergio Nicoletti, que estavam acompanhados pelo gerente administrativo Silvio Nicoletti e o pessoal do RH, além do professor Fábio Rocha da Silveira, diretor do Senai de Botucatu, que estava acompanhado do coordenador pedagógico Marcos Antonio Escareli e dos professores, que serão responsáveis pelas aulas teóricas do curso CAI-Mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão.
Em sua fala aos alunos do curso, o prefeito Salaro fez questão de afirmar que o programa oferece uma oportunidade única para as pessoas, que terão que ter vontade de se capacitar profissionalmente, saindo na frente de outros que estão à procura de uma vaga no concorrido mercado de trabalho. “Vocês estão tendo uma oportunidade que poucos tem, na busca por um emprego. Sem dúvida, aqueles que persistirem, se dedicarem e tiverem vontade de crescer, irão aproveitar da melhor maneira possível essa oportunidade”, disse o prefeito.
Na mesma linha, o diretor de Indústria e Comércio, reforçou a fala do prefeito Salaro e disse que esse trabalho não irá parar por aí. “Nós não iremos desistir de vocês, somos teimosos e a cada ano iremos trabalhar para formar novas turmas para o mercado de trabalho”, disse Edinho.
JOVEM APRENDIZ
A Lei nº 10.097 de dezembro de 2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, e a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT dão as bases e diretrizes dos direitos e deveres dos jovens aprendizes. Essas leis, permitem a capacitação profissional dos jovens em busca do primeiro emprego com carteira assinada, aliando aulas teóricas na formação em alguma área específica industrial e prática em empresas.
O programa iniciou em 2005 e já formou mais milhares de aprendizes. Enfim, o objetivo do programa é trabalhar duas vertentes simultaneamente:
· Especializar o jovem através da educação teórica, que é o curso oferecido pelo SENAI;
· Proporcionar conhecimentos práticos, através do trabalho prático em empresas parceiras.
Desta forma, através do Programa de Aprendizagem, o jovem adquire os conhecimentos e a experiência que o mercado exige.
Os resultados são tão positivos, que como resultado, boa parte dos estudantes são absorvidos pelas empresas como funcionários efetivos ao término do contrato de aprendiz.