28 JUL 2021
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
ISA CTEEP PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE ÀS QUEIMADAS

A ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) está visitando os municípios da região a fim de divulgar a campanha “Onde está a queimada? Fique atento e vamos juntos evita-la!”.

Na época de seca, a ocorrência de incêndios pode aumentar, causar o desligamento de linhas de transmissão e ocasionar a falta de energia nas cidades. Mas, as consequências vão além do escuro. Vamos apresentar à você o perigo das queimadas e como evita-las com atitudes simples.

As queimadas são proibidas nas proximidades das torres e linhas de transmissão e quem não respeitar a lei comete crime e está sujeito às penalidades previstas em lei.

Para prevenir os incêndios e evitar a interrupção do sistema elétrico saiba: não coloque fogo na vegetação de terrenos e pastos com o objetivo de limpar a área, o fogo pode se alastrar e causa incêndio em outras áreas; não solte balões, além de ser crime, eles podem causar falta de energia, incêndios e danos à natureza; não acenda velas ou fogueiras próximo à vegetação, isso pode dar início a incêndios; e não jogue bitucas de cigarro no chão e nas vias, elas podem causar um incêndio.

Ao contrário do que muita gente pensa, os desligamentos das linhas de transmissão por incêndios não são causados apenas pelo fogo. A fuligem e a fumaça também causam o desligamento, além de danificarem estruturas, cabos e outros componentes. Fique atento!

Colabore! Siga nossas dicas e seja um amigo da energia!

- Mantenha distância das linhas de torre de transmissão. Elas possuem faixas de segurança que chegam a até 70 metros.

- Lembre-se de guardar suas bitucas de cigarro ou descarta-las em local seguro ao invés de jogá-las no chão. O risco de incêndio é alto.

- Como já mencionamos, soltar balão é crime e perigoso. Não solte nem estimule outros a isso.

- Comunique queimadas e focos de incêndio para as esquipes da ISA CTEEP pelo telefone 0800-118-713, Defesa Civil ou para os bombeiros pelo 193.

Atenção! Saiba também que não é permitido caçar nas áreas das torres de transmissão. A caça, perseguição ou apanha de animais é proibida por lei. Agora que você já sabe como evitar queimadas próximo às linhas de transmissão, seja um multiplicador de segurança e repasse essas informações aos seus amigos e familiares. A segurança de todos depende da atitude de cada um.

Para conhecer ainda mais sobre esse assunto, acesse www.queimadas.isacteep.com.br.

Torres e Linhas de Transmissão de Energia: Conheça e seja um multiplicador de segurança.

Você sabia que algumas torres de transmissão que você pode ver no seu município são da ISA CTEEP? Essas torres sustentam uma linha de transmissão de alta tensão. A ISA CTEEP transporta a energia desde a usina até as redes da concessionária de distribuição de sua cidade. Depois, a concessionária reduz e leva a energia para a sua casa ou estabelecimento comercial.

O objetivo da ISA CTEEP é estabelecer um canal de comunicação com você estimulando novas condutas e atitudes quanto às Linhas de Transmissão. Antes de mais nada, vamos definir o que é a Faixa de Segurança: são as faixas de terra embaixo das linhas de transmissão, que chegam até 70 metros. Elas precisam estar sempre limpas para garantir a segurança da população e o fornecimento de energia.

O que pode?

- Cultivo: nesse espaço é permitido o cultivo de plantações baixas, porém, deve-se sempre consultar a ISA CTEEP para orientações quanto a segurança nos plantios.

- Passagem de veículos: é permitida a passagem de veículos desde que não se estacione.

O que não pode?

- Queimadas: fogo próximo aos cabos e torres causam curto circuitos e apagões. Não coloque fogo nas faixas de segurança das linhas de transmissão.

- Lixo e entulho: não jogue lixo e entulho nas faixas de segurança das linhas, o lixo pode pegar fogo e danificar as torres de transmissão, causando descargas elétricas e apagões.

- Lazer: não solte pipas ou balões nas linhas de transmissão e não suba nas torres. A linha da pipa pode funcionar como um fio terra e eletrocutar quem estiver segurando e quem estiver ao redor. Os balões ainda podem causar explosões, curtos circuitos e apagões.

- Veículos: não opere ou estacione veículos na faixa de segurança das linhas de transmissão.

- Construções: é proibido qualquer tipo de construção nas faixas de segurança das linhas de transmissão, elas podem sofrer descargas elétricas e causar danos aos moradores.

A energia que passa pela linha das torres é de alta tensão. Por isso, você precisa tomar cuidados para ficar em segurança:

- Evite ficar próximo das torres e nunca toque nos cabos.

- Não construa nem plante culturas altas nas faixas de servidão.

- Não empine pipa próximo ou nas faixas de servidão e evite o risco de ser eletrocutado.

- Em chuvas fortes ou ventanias, fique longe das redes de alta tensão.

- Não solte balões. Eles podem causar falta de energia, incêndios e danos à natureza.

- Não chegue perto de fios bambos ou partidos, faíscas, fumaça ou torres de transmissão tortas. Nesses casos, mantenha distância e comunique a ISA CTEEP pelo canal Fale Conosco, disponível no site www.isacteep.com.br.

- Comunique queimadas para o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil ou para o Centro de Operação de Transmissão da ISA CTEEP pelo telefone 0800-118-713.

Agora que você já conhece, sabe o que pode e o que não pode nas faixas de segurança das linhas de transmissão, seja um multiplicador e repasse essas informações aos seus amigos e familiares.