Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
10 MAI 2021
Polo Cuesta reúne 9 cidades que oferecem ecoturismo e turismo de aventura

Polo Cuesta reúne 9 cidades que oferecem ecoturismo e turismo de aventura

São exatamente nove cidades incrustadas entre os rios Tietê e Paranapanema, bem na região centro-oeste do estado de São Paulo, que compõem o Polo Cuesta. O acesso para quem sai da capital paulista é pela rodovia Castelo Branco.

Pardinho, Botucatu, Bofete, São Manuel, Pratania, Avaré, Paranapanema, Itatinga e Anhembi são os municípios que formam o Polo Cuesta. Essas cidades, cada uma delas com atrações diversas, oferecem histórias emocionantes e alguns pontos em comum: o bem receber, a abundância da natureza e uma comida com sabor autêntico do campo. Por ali, existem atrações que misturam turismo de aventura, religioso, contemplativo, cicloturismo, turismo histórico e cultural, sem contar no clima e nas paisagens deslumbrantes que podemos desbravar.

Cenários deslumbrantes, brisa constante, resquícios da Mata Atlântica, cachoeiras, corredeiras e pinturas ruprestres, além de pessoas que nos trazem experiências incríveis da vida simples do campo.

Na última semana, o prefeito Ricardo Salaro juntamente com o diretor de Turismo, Tiago Donini, recebeu em seu gabinete a visita dos editores da revista especializada no segmento de turismo, “Qual Viagem”, uma das principais do país.

O prefeito de São Manuel é o atual presidente do Conselho dos Municípios do Polo Cuesta que congrega o consórcio dos 9 Municípios da região, que juntos vem incrementando as ações do turismo regional.

A diretoria executiva é presidida pelo diretor de Turismo de são Manuel, Tiago Donini.

São Manuel tem casario colonial, pesqueiro, igrejas centenárias e cerâmica artesanal

A reportagem editada pela revista “Qual Viagem” em sua edição recente, destacou São Manuel que está localizado na região central do estado, a 290 km da capital, entre as serras de Botucatu e dos Cordeiros, entrecortado pelo Rio Tietê. Sua natureza composta por vales, cachoeiras, ribeirões e remanescentes de Mata Atlântica propiciam a prática de esportes radicais.

A cidade mantém uma tradição: todo domingo, no Coreto do Jardim Municipal, acontece uma apresentação da Sociedade Filarmônica. Junto à apresentação de domingo é realizada a Feira da Associação de Artesanato da cidade.

São Manuel atrai muitos turistas também pela sua tradicional Festa de Corpus Christi, que tem enorme referência turística, devido à grande qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras.

Durante a madrugada que antecede o dia da procissão, membros da comunidade decoram as ruas do município com belíssimos tapetes, transformando em verdadeiras obras de arte.

Os pontos turísticos ficam por conta da Igreja Matriz, o Santuário Santa Teresinha, a Igreja de São Benedito e o santuário de Nossa Aparecida, o segundo maior para a nossa padroeira em todo o Brasil. Romeiros de todo o país a visitam. Em dias normais, o santuário chega a receber muitos romeiros e fiéis.

Outra atração interessante é visitar o ateliê do artista Paulo Turchiari, que desenvolveu um trabalho focado na cerâmica de alta temperatura. Em seu ateliê o artista apresenta um loja descolada com produtos utilitários para cozinha, jardim, luminárias e peças de decoração em geral e tem levado o nome de São Manuel para todo o Brasil. Turchiari também sabe receber e faz pizzas com o verdadeiro toque napolitano e com recheios inusitados.

Outra atração famosa na cidade é o pesqueiro Recanto Dourado, que fica na área urbana da cidade e tem um dos mais significativos movimentos da região. É uma grande referência para os aficionados da pesca artesanal. Atualmente, a presidência do Polo Cuesta tem sede em São Manuel, que através do prefeito Ricardo Salaro Neto vem reforçar o engajamento coletivo e promocional das cidades em torno de uma maior promoção turística regional. A coordenação dos trabalhos é realizada por intermédio do Gestor e turismólogo Thiago Donini.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024