26 ABR 2021
SÃO MANUEL RECEBERÁ PALESTRAS CULTURAIS ONLINE E GRATUITAS

No próximo mês de maio, São Manuel receberá diversas palestras online com temas culturais e totalmente gratuitas. Veja as opções e faça sua inscrição:

Palestra “Panorama de Hilda Hilst”

Palestrante: Marcos Visnadi

Data e horário: 5 de maio – 18h às 20h

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqd-2hrTosG9GcyNBEA3lPc5Tc5j-hviza

Sinopse: a obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004) é vasta e variada, sendo às vezes reconhecida, às vezes ignorada pela crítica e pelo público. Ao longo de quase cinquenta anos, lançou dezenas de livros produzindo poesia, dramaturgia, prosa de ficção e crônica. A palestra visa apresentar um panorama dessa produção, indicando possíveis entradas para novos leitores e caminhos ainda não explorados por aqueles que já a conhecem. Marcos Visnadi é mestre e doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa se concentra na obra de Hilda Hilst e aborda temas como a recepção crítica da autora, as figurações da velhice e do envelhecimento e as relações entre biografia e produção literária. Além disso, escreve artigos e crônicas para o blog www.outrasrugas.com.

Palestra “Grafite: transformando vidas e lugares por meio da arte”

Palestrante: Dimas Miguel

Data e horário: 6 de maio – 18h às 20h

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkdumhrjwqG9ykxND27CmxBBGIlYQZ94_N

Sinopse: a palestra vem trazer a possibilidade de uma conexão mais sensível da arte, fazendo uma viagem desde a arte rupestre até o século XXI. Além do contexto histórico, o artista irá compartilhar sua trajetória, tendo mais de 20 anos fazendo grafite e falará sobre suas formações e prêmios, elencando os prazeres e desafios de como é viver de arte. Além do mais, irá mostrar alguns dos seus trabalhos em tela e murais realizados nas ruas e comunidades indígenas, partilhando sua poética artística, história e contexto que inspirou cada trabalho e também como suas artes propiciam conexão com as pessoas e cada vez mais vem sendo usado como ferramenta de transformação e articulação. Dimas Miguel é graduado em Artes Visuais e pós-graduado em Educação Ambiental, sendo idealizador e organizador do projeto social “Cultura e Conceito”. Foi ganhador do Prêmio Sabotage de Hip-Hop na categoria melhor grafiteiro de 2018. Dimas também leciona como arte-educador em diferentes instituições socioculturais e ambientais. Em sua produção artística, utiliza-se do lúdico e da realidade, onde se apropria de técnicas, materiais e suportes diferenciados. Realiza, também, curadoria de exposições, workshops e intervenções ao vivo, tendo realizado manifestos artísticos em diferentes cidades brasileiras, além de outros trabalhos internacionais podendo, assim, propagar e socializar sua poética artística que vem se plasmando e interagindo na construção artística e pessoal da sociedade.

Palestra “O que é fotografia de rua? Dicas essenciais para fotografar nas ruas”

Palestrante: Maneco Magnesio

Data e horário: 10 de maio – 18h às 21h

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqdOmtpzovGNV8cTJfVO-D26vrI2S4TDNz

Sinopse: a proposta da palestra é abordar os princípios básicos da Fotografia de Rua na forma de um breve manual. Com dicas essenciais para fotografar nas ruas, equipamentos mais indicados, sua origem dentre as demais vertentes da fotografia, suas referências principais durante os séculos XX e XXI e ainda um panorama geral sobre a legislação que rege, no Brasil, as possíveis abordagens para fotografar pessoas, lugares públicos e privados, posicionamento ético do fotógrafo, além da relação de direito do autor e de uso de imagem nas suas publicações em redes sociais, livros, entre outras. Maneco Magnesio nasceu em 1974 em Manaus, mas desde 2003 vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em 1997 no curso de arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Já em São Paulo, cursou fotografia com Marcelo Vitorino no Museu de Arte Moderna. Ministrou, em janeiro de 2019, workshop sobre o tema da Fotografia de Rua no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi pré-selecionado para concorrer no Festival Paraty em Foco na categoria foto única. Em agosto, participou da mostra coletiva Mirares 2019 – Cultura da Paz na Unibes Cultural (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social). Foi premiado com a medalha de bronze no Paris Street Photography Awards 2019 na categoria fotografia de rua/urbana (road trip). Ministrou a oficina Fotografia de Rua: dos Mestres ao Instagram para várias turmas no ano de 2020.

As palestras são realizações do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, com apoio da Diretoria Municipal de Cultura.