04 FEV 2021
PRIMEIRA ETAPA DA VACINAÇÃO DOS PROFISIONAIS DE SAÚDE EM ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DEVE TERMINAR NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 5.

Após envio pelo Governo do Estado de São Paulo de 3 lotes de vacinas Coronavac (970 doses) e Atrozeneca/Oxford (350 doses) para São Manuel, com total de apenas 1320 doses, a Vigilância Epidemiológica Municipal iniciou no último dia 1º, a vacinação dos profissionais atuantes da área da saúde e pessoas residentes da Pousada da Colina.

A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde, seguindo protocolo do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo, priorizou neste primeiro momento, a vacinação dos profissionais que estão atuando no hospital e os funcionários que mantém contato direto, toda a equipe do Covid, toda a equipe da rede básica de saúde (todos os profissionais que fazem parte da rede municipal, os servidores efetivos e os pertencentes a empresa terceirizada), os funcionários dos laboratórios particulares, os funcionários dos serviços de urgência e emergência, o pessoal dos resgastes das rodovias que residem no Município, os profissionais das 12 farmácias (farmacêuticos responsáveis) do Município. Os auxiliares e atendentes que trabalham nas farmácias, também irão receber a dose da vacina, nesta sexta-feira, dia 5.

Algumas pessoas estão questionando a aplicação de vacinas em algumas pessoas, mas o protocolo recomendado é que além dos profissionais atuantes, recebam também a dose da vacina, os auxiliares e técnicos e demais pessoas vinculadas ao trabalho realizado na área da saúde. Para exemplificar, pegamos o caso de profissionais da limpeza desses locais, que estão recebendo a dose, já que são pessoas essenciais, com vínculo empregatício e que trabalham em alguma repartição ou clínica, que prestam serviço na área da saúde.

A diretora de Saúde Patrícia Rossanesi explica que segue as diretrizes estabelecidas no protocolo do Governo do Estado. “Após vacinarmos os profissionais que atuam na área da saúde, estendemos a vacinação ao grupo de trabalhadores que são auxiliares ou técnicos ou até mesmo prestam serviço autônomo na área da saúde. Seguimos o informe técnico da Secretaria Estadual da Saúde. Todas as pessoas serão imunizadas, mas dentro do protocolo estabelecido pelo Governo do Estado e ainda pelo Ministério da Saúde, que nos envia as doses necessárias”, explica Patríciia Rossanesi.

Nesta sexta-feira a Diretoria de Saúde estará divulgando o início e como será feita a vacinação das pessoas com 90 anos ou mais de idade, já que o Município recebeu no último dia 4, mais 200 doses da vacina Coronavac, que serão utilizadas na vacinação deste grupo de pessoas.