08 JAN 2021
GOVERNO DE SÃO PAULO MANTÉM REGIÃO DE SÃO MANUEL NA FASE AMARELA, MAS RESTRINGE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO, NO PERÍODO NOTURNO.
FORAM REGISTRADOS 48 CASOS POSITIVOS EM SÃO MANUEL SOMENTE NESTA SEXTA-FEIRA.

O Governado do Estado anunciou nesta sexta-feira (8) o reforço em ações de enfrentamento da pandemia em São Paulo. Para reduzir o contágio e evitar pressão sobre o sistema de saúde, 4 regiões do Estado retornaram à fase Laranja do Plano São Paulo de controle sanitário e flexibilização econômica, devendo permanecer até o dia 5 de fevereiro. As regiões de Presidente Prudente, Marília, Registro e Sorocaba foram reclassificadas para a fase Laranja e as demais regiões do Estado, cerca de 90%, inclusive a de São Manuel, permaneceram na fase Amarela.

A fase Amarela sofreu algumas modificações com relação ao horário de funcionamento de algumas atividades e passará a permitir 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até dez horas diárias. O atendimento presencial terá que ser encerrado às 22h em todos os setores, incluindo restaurantes. A exceção fica por conta dos bares, onde as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h, com o objetivo que a população evite circular à noite. Atividades não essenciais que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.

O Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, reforçou o apelo à população para que mantenha o engajamento e a mobilização para conter a pandemia. “Até o início da vacinação e consequentemente a imunização de todos, precisamos ter cautela e muita orientação, principalmente aos mais jovens. Por favor, evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a COVID-19 não foi embora”, frisou o Secretário.

"Aprendemos que problema não são ambientes controlados; o aumento da transmissibilidade ocorre nos bares, no lazer noturno, nas atividades que ocorrem à noite, nas baladas, festas, comemorações e é nesse ponto que o plano mudou consideravelmente. Nós precisamos reduzir as aglomerações, e elas acontecem principalmente no período noturno", explicou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

São Manuel e região tem registrado um aumento significativo do número de pessoas infectadas desde o início do mês de dezembro e com as festas em comemoração ao Natal e Ano Novo, os casos positivos aumentaram consideravelmente, com o relaxamento da população, com relação ao distanciamento social e as demais regras sanitárias que devem continuar a serem seguidas. Novo Decreto Municipal sairá na próxima segunda-feira, dia 11.

No mês de dezembro registramos 237 novos casos positivos, com um total de 13 óbitos; ou seja, 14,62% das pessoas que realizaram testes, deram positivo.  Somente nos oito primeiros dias de janeiro, o número de novos casos positivos registrados, foi de 131, com uma média de 15,79 % de pessoas infectadas, com relação ao número de testes realizados e com dois novos óbitos, totalizando 15 até o momento.

A Unidade Gripal da Casa Pia São Vicente de Paulo atendeu somente no mês de dezembro de 2020, 1.304 pessoas com sintomas gripais e vem realizando a partir do primeiro dia de janeiro, em média, cerca de 60 exames diários de RT PCR (teste de cotonete) nas pessoas que apresentam algum tipo de sintoma.