Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
06 JAN 2021
ATENDIMENTO NA UNIDADE GRIPAL TEVE AUMENTO DE 113% EM DEZEMBRO, COM 1.304 PESSOAS EXAMINADAS.

Os casos de pessoas contaminadas pelo COVID-19 que sinalizavam um início de possível queda a partir do mês de outubro de 2020, que na época contabilizava 461 casos positivos, voltaram a subir durante o meses subsequentes e neste dia 6, fecharam com 801 casos positivos.

A Unidade Gripal criada pela Administração Municipal para atendimento de pessoas com sintomas gripais no hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, também aumentou o seu atendimento que chegou a 1.304 pacientes em dezembro de 2020, fechando o ano de 2020 com 739 casos positivos no Município.

O número de testes realizados através do RT PCR também subiram e até essa quarta-feira (6) foram realizados 5.xxx testes, ou seja, atingindo quase que 13% da população da cidade.

A Diretoria de Saúde vem intensificando a fiscalização, juntamente com o Setor de Tributação da Administração Municipal, monitoramento a situação e aumentando, inclusive os testes realizados, em diversas classes de trabalhadores e na população em geral.

Os testes utilizados são: RT PCR Unesp, teste de antígeno rápido (cotonete rápido), teste IGG e IGM rápido (sangue digital) e teste anticorpos rápido (sangue digital)

Para a realização da testagem, cada paciente é avaliado e posteriormente é feita a escolha da testagem ideal para cada caso, dependendo dos sintomas e observando qual dia será o recomendável para a coleta do material, levando-se em consideração o aparecimento de sintomas, ou a pessoa ter tido contato físico com outra já contaminada.

Foram realizados testes também em professores, policiais, profissionais de saúde; todos R RT PCR. Também foram realizados testes rápidos nos profissionais de saúde da rede municipal.

Durante o mês de outubro tivemos 77 pessoas contaminadas, com 620 testes realizados.  Em novembro esse número caiu para 41 contaminados, com 646 testes realizados.  Já em dezembro, tivemos 237 pessoas testando positivo, dentre 975 testes realizados.

Até o momento o Município apresenta 14 óbitos confirmados e mais 2 estão aguardando o resultado dos exames.

UNIDADE GRIPAL E UTI

O movimento na Unidade Gripal instalada no hospital da casa Pia São Vicente de Paulo cresceu tanto que a Diretoria de Saúde instalou uma tenda no pátio, para que as pessoas possam aguardar com maior comodidade a sua consulta.  Diariamente o local vem recebendo cerca de 100 pacientes, que procuram a Unidade Gripal, relatando algum sintoma relacionado ao Covid-19.

As festas e aglomerações no final do ano aumentaram e muito o número de casos positivos no Município, mesmo após os constantes alertas das autoridades sanitárias, que foram ignorados por parte da população, principalmente os mais jovens. A tendência é que esse número cresça ainda mais, com as aglomerações familiares e entre amigos realizadas na passagem do final do ano.  Muito provavelmente, essas pessoas devem começar a ter sintomas de contaminação a partir dos próximos dias.

A UTI do hospital, que tem 5 leitos custeados pela Prefeitura de São Manuel, que estão todos ocupados, precisou criar mais um leito emergencial, chegando nos últimos dias a abrigar 6 pacientes. A UTI do HC da Unesp com 24 leitos; o hospital referência para a Comarca, também se encontra com a sua capacidade quase que esgotada.

FASE AMARELA

O Governo do Estado ainda não anunciou novas medidas restritivas e a região encontra-se na fase amarela, mas com o aumento dos casos registrados poderemos inclusive, regredir de fase, passando para a laranja, aonde as restrições de funcionamento do comércio são maiores. O Estado, segundo a Secretaria de Saúde vive a chamada 2ª. onda de contaminação e manhã deverá se pronunciar com relação a classificação das Diretorias Regionais.

Na manhã desta quarta-feira, 6, o prefeito Ricardo Salaro participou do 1º Seminário Virtual de Gestão Pública, que contou com as participações do governador João Dória e ainda de Secretários Estaduais do Governo.

Durante o Seminário foi explicado aos prefeitos a estratégia das autoridades estaduais com relação a vacinação da população em todas as regiões do Estado, que está marcada para o dia 25 de janeiro.

A primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas.  A expectativa é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março.

Durante o Seminário, o prefeito Ricardo Salaro aproveitou para conversar com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen para dizer sobre a infraestrutura criada em São Manuel, para receber novas industrias, apostando na retomada imediata do crescimento econômico.  Uma nova reunião ficou de ser marcada para que o Governo do Estado possa auxiliar o Município, com a indicação de empresas interessadas em se instalar no interior do Estado.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024