10 DEZ 2020
PREFEITO PARABENIZA A APAE PELOS 46 ANOS DE EXISTÊNCIA

PREFEITO PARABENIZA A APAE PELOS 46 ANOS DE EXISTÊNCIA

O prefeito Ricardo Salaro e toda a sua equipe de Diretores parabenizam a APAE- Associação de Pais e Amigos Excepcionais de São Manuel pelos seus 46 anos de atendimento à população de São Manuel e região.

“Quero deixa registrado, o nosso carinho e reconhecimento por todo o trabalho desempenhado pela Diretoria, Conselheiros, Associados e Colaboradores da APAE de São Manuel, que presta um serviço de excelência a todas as pessoas que dela necessitam, sempre com muito carinho e presteza. A Prefeitura de São Manuel se orgulha de ter a APAE de São Manuel, com uma de suas principais parceiras, na luta por proporcionar, uma melhor qualidade de vida, as pessoas que necessitam de um atendimento especial. Nosso desafio é de melhorarmos ainda mais esse atendimento, de forma conjunta, para que a nossa querida APAE continue a sua boa luta em prol das pessoas com necessidades especiais, sendo referência para todo o Estado de São Paulo. Parabéns querida APAE, que Deus derrame sempre bênçãos para que continue firme nesse propósito de ajudar a quem precisa”, disse o prefeito Ricardo Salaro.

HISTÓRICO

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Manuel foi fundada aos 10 dezembro de 1974, na gestão do então prefeito Luiz Magalhães Machado, juntamente com mais 31 pessoas idealistas No mais alto espírito altruísta, tendo sido então apresentado, lido e aprovado o Estatuto da entidade, fundaram nossa querida APAE Temos a certeza que seus idealizadores deverão estar sumamente satisfeitos com sua trajetória de sucesso, durante esses 46 anos de existência.

Sua 1ª presidente foi a professora Elza Laje Rahal, seguida de Emília Gallo Machado, Dr. Daniel de Oliveira Neves Filho, professor Álvaro Rosolino, Maria Lúcia Fernandes Forster, (esta por onze anos consecutivos), José Tomaz, Rui Marcos Fonseca Grava, Reynaldo de Carvalho Palma, Amando Simões Grossi, Maira Gallerani Caglioni e Maria do Carmo Favorito Santarém, até a presente data. Todos, diretores, conselheiros, associados, instituidores, benfeitores, ou equivalentes, prestam relevantes serviços, sem qualquer tipo de remuneração, vantagens ou benefícios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou título, em razão das competências, funções ou atividades, que lhes sejam atribuídas, pelos respectivos atos constitutivos.

A APAE de São Manuel iniciou, efetivamente, suas atividades em 1º de setembro de 1975, com 17 matriculados.

Sua 1ª sede social foi instalada no antigo Centro Social Rural, no km 278 da Rodovia Marechal Rondon. Em 1976 a sede foi transferida para a Rua Dr. Júlio de Faria, 825, nesta cidade. Seu crescimento obrigou que se buscasse espaço mais amplo e, por cessão em comodato, ocupou por deferência da Fundação Pedro Ometto, a sede da Chácara Paraíso; antiga Chácara do Ariello, localizada próxima a Pousada da Colina.

O sonho da sede própria cada vez mais tomava conta de seus dirigentes, que solicitaram e foram atendidos pelo então prefeito municipal Geraldo Pereira de Barros Filho, que destinou uma a área de 7.500m2, em doação, onde hoje encontra-se instalada a sede desta importante instituição social. Essa doação foi ratificada pelo então prefeito Milton Monti e, aos 10 de

fevereiro de 1985, foi lançada a pedra fundamental, culminando com a inauguração da esperada e desejada construção da sede social em 1º de outubro de 1989.

Muito trabalho, muita luta marcou esse período, pois além da manutenção da entidade, havia necessidade de se conseguir recursos para a construção da sede, mas, como dizia o saudoso Padre Dino: “a providência Divina não falha”.

Realmente, em 20 anos cerca de 3.300 m2 foram construídos, para dar o atendimento merecido aos usuários que frequentam a entidade. Hoje a espaçosa e moderna sede conta com uma estrutura física invejável, constituída por: um prédio administrativo, com salas de aula, salas de atendimento setor técnico, piscina aquecida, ginásio poli esportivo, ala centro de convivência e um grupo de colaboradores, que fazem da APAE de São Manuel, uma das mais estruturadas entidades assistenciais do Estado de São Paulo.