Nesta última semana, a Diretoria Municipal de Saúde registrou um aumento de 33 novos casos positivos de coronavírus em 159 testes realizados na cidade, totalizando 20% de infectados, o que causou preocupação nas autoridades de saúde.
São Manuel apesar de montar uma ótima estrutura para o enfrentamento da pandemia, com a Unidade de Pronto Atendimento Gripal, Pronto Socorro, 5 leitos de UTI, 9 leitos de enfermaria para isolamento no hospital local; equipe multidisciplinar de atendimento, inclusive domiciliar, além do atendimento normal nas Unidades de Saúde, assistiu nesta última semana um aumento significativo do número de pessoas contaminadas, com o fechamento estatístico realizado nesta sexta-feira, pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
A faixa etária que apresenta um maior número de pessoas infectadas é entre 20 a 49 anos, com 144 casos confirmados, ou seja 41,2 % e ainda de 50-59 anos com 56 casos (16%). Outro dado interessante e preocupante é que 7 crianças com idade variando entre 1 a 7 anos foram infectadas.
O Município testou até esta sexta-feira, 25, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, 2.668 pessoas, cerca de 6,4% da população, sendo que desse total, 13% deram positivo.
Apesar de diversas campanhas realizadas através dos meios de comunicação, da fiscalização permanente das equipes da Vigilância Sanitária, Tributação, Guarda Municipal e Polícia Militar, os casos aumentaram.
As pessoas precisam entender que a pandemia não acabou e que os cuidados como uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações e festas, higienização com lavagem das mãos com sabão e uso do álcool em gel, devem fazer parte da rotina diária de todos nós.
A região da DR VI de Bauru está classificada na fase amarela, mas diante do aumento da ocupação de leitos nas UTIs disponíveis e consequente número de infectados, poderemos ter uma regressão e o Governo do Estado poderá vir a reclassificar, se necessário, a região, retornando para a fase laranja, que proíbe o funcionamento de vários segmentos do comércio.
A Diretoria de Saúde do Município apela para que as pessoas tenham um comportamento condizente com relação a pandemia, seguindo os protocolos estabelecidos, para que o número de infectados não aumente e para que se consiga estabilizar os casos de coronavirus registrados no Município.