13 AGO 2020
SAÚDE
SALA DE ESPERA: PSF APARECIDA INFORMA SUAS PACIENTES SOBRE A COLETA DO PAPANICOLAU

Entre as inúmeras palestras que vem acontecendo nos postos de saúde do município, o PSF do Distrito de Aparecida ofereceu as pacientes que aguardam atendimento orientações sobre a importância da coleta do exame de cito patologia oncótica, o conhecido Papanicolau.

Nesta pequena palestra, ministrada pela enfermeira Maria Carolina e a Agente Comunitária de Saúde Claudia Xavier, foi ressaltada a importância da realização deste exame, já que este tem um importante papel no diagnóstico precoce de lesões que podem evoluir para um câncer de colo de útero. Por isto, o exame também chamado de preventivo, deve ser realizado ao menos uma vez no ano.

É importante dizer que a coleta do mesmo é simples e indolor, podendo apenas causar um leve desconforto. Este simples exame pode salvar vidas.