28 JUL 2020
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
INICIADA A CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA CELULA NO ATERRO SANITÁRIO, QUE VOLTOU A TER LICENÇA DE OPERAÇÃO APÓS 7 ANOS.

Desde o início a atual Administração Municipal, através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, trabalhou no sentido de regularizar a situação de abandono encontrada no aterro sanitário municipal, local onde são despejados o lixo urbano recolhido em todo o Município.

Somente após a liberação da licença de operação (LOR) emitida pela Cetesb em agosto de 2019 o aterro foi liberado para receber a construção de mais uma célula e, a partir daí, se preparar para a construção da última célula que, já que não haverá espaço físico para sua utilização. Após acontecer o seu encerramento será necessário ainda monitorar o passivo ambiental deixado no local.

Para conseguir a nova licença, já que a última havia sido emitida no ano de 2012, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realizou diversas ações visando atender a adequação nos moldes operacionais exigidos pela Cetesb.   A Cetesb monitorou a situação realizando diversas vistorias e após o cumprimento das exigências propostas, principalmente na cobertura do lixo despejado no local é que finalmente a nova licença foi liberada.

As células existentes tiveram praticamente esgotadas a sua capacidade de recebimento do lixo úmido produzido pelo Município.  Diariamente são coletadas mais de 30 toneladas de lixo que são depositadas no aterro sanitário; aproximadamente mais de 900 toneladas/mês.

A empresa Infraarq Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação realizada, vem executando a obra da construção de mais uma célula, que ficará em R$ 358.713,17 e será paga com recursos próprios.

Por mais alguns anos o Município terá um local adequado para a destinação final de seu lixo úmido, com as construções de mais duas células, enquanto trabalha em outra frente, no projeto da construção de uma Bio Usina de Tratamento do Lixo Urbano.