Em mais uma etapa da ampliação de testes para diagnóstico do novo coronavírus (covid-19), cumprindo inclusive protocolo estabelecido pela o Governo de São Paulo, que anunciou no último dia 19, que irá testar 233,7 mil pessoas de populações mais vulneráveis do estado, dentre elas, moradores de abrigos, a Diretoria Municipal de Saúde de São Manuel, realizou (no último dia 25), 80 testes na Pousada da Colina de São Manuel.
Foram testados os residentes formado pela população idosa, considerada como grupo de risco e funcionários que trabalham na entidade.
A equipe da Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde esteve presente realizando os testes rápidos em todos os idosos e no final, o saldo foi muito positivo, não encontrando ninguém contaminado.
A entidade dirigida por João Grava Junior desde 16 de março deste ano, quando do anúncio do primeiro caso de contaminação do coronavirus, tomou todas as precauções necessárias, redobrando os cuidados com a higienização e suspendendo as visitas de familiares e amigos na instituição.
“Felizmente, nenhum contaminado ou assintomático foi detectado pelos exames realizados nas dependências da entidade, entre nossos funcionários e residentes. A Prefeitura já tinha realizado uma grande ação quando enviou seu pessoal para realizar a vacinação contra a influenza aqui em nossa instituição e agora, nos tranquiliza, com relação a realização desses exames”, disse Adriana Passarelli, em uma postagem em rede social.
A diretora de Saúde Patricia Rossanesi explicou que a equipe da Vigilância Epidemiológica vem trabalhando muito no sentido de cumprir todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e que vem aumentando a aplicação de testes no Município, especialmente nos grupos considerados de risco, como idosos, funcionários da área de saúde e segurança e população infectada e seus familiares.
“Nós cumprimos o protocolo estabelecido na realização dos testes rápidos que estamos recebendo da Secretaria Estadual de Saúde e estamos com uma estrutura bem montada para o atendimento aos casos de coronavirus do Município. Os testes são importantes, como também são importantes as pessoas cumprirem suas obrigações, como ficar em quarentena, em isolamento social; quando necessário sair para compras, manter o distanciamento necessário e usar máscaras. Nossas equipes de atendimento estão sempre de prontidão, quer através do telefone COVID (9.9740-8628), quer no Pronto Atendimento de Unidade Gripal no hospital local, ou ainda nas Unidades de Saúde do Município; sem contar com o Pronto Socorro Municipal para o atendimento dos casos de emergência”, explica Patrícia.
A Administração Municipal ainda quando necessário realiza internações em seus leitos de isolamento na enfermaria COVID montada no hospital local ou ainda utiliza a UTI que conta atualmente com 3 leitos e com a chegada de dois novos respiradores enviados pelo Governo do Estado, deverá ser ampliado para 5, para o atendimento, se necessário, à população da comarca, constituída pelos municípios de São Manuel, Areiópolis e Pratânia.