25 JUN 2020
VIGILÃNCIA SANITÁRIA REALIZADA INSPEÇÕES NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO ATENDENDO SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

RUA DOS ANDRADAS, 581 – CENTRO – FONE: (14) 3812-4400 RAMAL: 5018

Conforme solicitação do Ministério Público do Estado de São Paulo ao setor de Vigilância Sanitária Municipal, foram realizadas inspeções nas empresas de transporte rodoviário que atendem neste município, sendo elas:

- Expresso de Prata LTDA;

- Expresso Fênix Viação LTDA;

- Plena Transportes LTDA;

- Rápido Luxo Campinas LTDA;

- Viação Piracicabana S.A.

As empresas apresentaram à Prefeitura Municipal de São Manuel os protocolos implantados, referente às medidas de prevenção quanto à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19).

Duas empresas apresentaram Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) bem elaborados e completos, contemplando todas as medidas necessárias para a contenção da transmissão viral. Em contrapartida, três empresas apresentaram POP’s incompletos, não contemplando todas as medidas de prevenção necessárias.

Em síntese, nas inspeções dos veículos constatamos que os ônibus são, de certa forma, higienizados e desinfetados com solução desinfetante apropriada,

havia álcool em gel (concentração 70%) disponíveis para passageiros e funcionários, não embarcando nenhum passageiro sem que esteja vestindo máscara de proteção facial e haviam cartazes informativos sobre as medidas de prevenção.

Ressaltamos que, em uma das empresas vistoriadas constatamos que não estavam sendo tomadas as medidas necessárias para a prevenção da transmissão do novo Coronavírus. Após a inspeção, entramos em contato com o responsável pela mesma e solicitamos que intensificasse tais medidas, imediatamente. Posteriormente, realizamos nova vistoria e as medidas foram colocadas em prática.

Todas as empresas receberam orientação técnica quanto às medidas a serem tomadas neste momento de pandemia, com foco na intensificação delas.

Após uma avaliação geral das inspeções realizadas, concluímos que as empresas estão conscientes quanto às medidas a serem tomadas no combate à pandemia.