Há muitos anos o hospital de São Manuel não contava com leitos de UTI. Chegou em um determinado momento a contar com um leito que funcionou por pouco tempo e foi desativado.
A Administração Municipal, através da Diretoria de Saúde sentindo a necessidade de ter leitos de UTI no hospital local, inclusive para que cirurgias recomecem a ser realizadas e com a pandemia do COVID-19, contratou três leitos de UTI, podendo chegar a cinco e ainda nove leitos de enfermaria.
Na última quinta-feira, dia 4, a Vigilância Sanitária Estadual, realizou a inspeção das novas instalações da ala da UTI, elogiando-as e, de imediato, liberando o alvará provisório para funcionamento da mesma.
Estiveram presentes na inspeção as enfermeiras da vigilância estadual Cristiane de Oliveira, Daniele Gondo e Lilian Rocha, que foram acompanhadas pela equipe do hospital local, constituída da enfermeira Rosa e dos médicos responsáveis pela ala COVID. Da Diretoria de Saúde esteve acompanhando a inspeção a enfermeira Ana Lúcia.
Tudo estava dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária e a Diretoria de Saúde espera que a Secretaria Estadual de Saúde também inclua em sua relação os leitos de UTI de São Manuel para os atendimentos necessários. Até o momento a Prefeitura de São Manuel vem suportando as despesas da manutenção dos leitos e da equipe de médicos e enfermeiros.
O deputado estadual Fernando Cury solicitou junto a Secretaria Estadual de Saúde novos respiradores, para que os leitos disponíveis sejam aumentados no hospital de São Manuel.