COMÉRCIO VOLTA A ABRIR SUAS PORTAS NESTA SEGUNDA-FEIRA.
RETOMADA CONSCIENTE DO COMÉRCIO CONSIDERADO NÃO ESSENCIAL FOI AUTORIZADA PELO GOVERNO DO ESTADO.
A partir desta segunda-feira, dia 1, começou a valer o plano de flexibilização da quarentena, a “Retomada Consciente”, anunciado pelo governo do estado de São Paulo. Cada região do estado foi classificada com um tipo distinto de liberação.
As prefeituras definiram como será essa reabertura, dentro da fase de flexibilização liberada pelo governo estadual.
A região de São Manuel na área da saúde está vinculada a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, apesar de pertencermos a Região Administrativa de Sorocaba. A DRS de Bauru foi classificada na fase “amarela” de flexibilização, que autoriza a abertura controlada de um número maior de atividades. Nela é permitida a abertura das atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias, comércio e shopping center.
Para a “Retomada Consciente” a Prefeitura de São Manuel estabeleceu regras sanitárias para o funcionamento do comércio em geral, para o ramo de estética e beleza, restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias e docerias, igrejas e templos, escritórios, imobiliárias e estúdios; todos classificados, inicialmente, como atividades não essenciais.
Todos os estabelecimentos que foram autorizados a abrir suas portas (serviços não essenciais), terão horário de funcionamento das 10h00 às 16h00 e cumprir as regras sanitárias estabelecidas (ver quadro), promovendo o atendimento preferencial a idosos, gestantes e pessoas portadoras de comorbidades, disponibilizando álcool gel 70% em todos os pontos de atendimento e obrigando o uso de máscara, que passou a ser obrigatório, através de Decreto emitido pelo governo do estado.
O Decreto nº 64.994 do governo do estado ainda não contemplou para a abertura, as escolas, academias de esporte de todas as modalidades e outras atividades que possam gerar aglomerações. As academias estão classificadas na fase “verde”, para poderem vir a funcionar, o que no momento ainda não foi permitido.
A avaliação de cada Município será feita de forma semanal e levará em consideração para a flexibilização continuar, os índices já descritos. Se os índices melhorarem, como número de infectados, internações e leitos, o Município poderá ir para a cor verde, ou se piorar, retornar para a fase laranja, voltando a ser flexibilizado os serviços considerados não essenciais.
A quarentena ainda continua, mas com uma abertura gradual e a população tem que colaborar e continuar com isolamento social, saindo de casa apenas para fazer as tarefas necessárias.
Classificação
Para que essa autorização de abertura fosse concedida, o governo do estado através da DRS de Bauru analisou diversos critérios, como taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e leitos para cada 100 mil habitantes. Tais indicadores são avaliados em conjunto com dados de casos, internações e mortes por covid-19.
A medida do governo do estado prevê cinco etapas de flexibilização. Elas foram divididas por cores definidas pela Secretaria Estadual da Saúde. São elas:
Vermelho, alerta máximo: Liberação apenas de serviços essenciais devido ao alto risco de contaminação;
Laranja, controle: Fase de atenção. Início da flexibilização de setores com baixo risco para a saúde;
Amarelo, flexibilização: Começa a abertura também controlada de um número maior de atividades;
Verde, abertura parcial: Flexibilização abrange outros ramos, mas ainda com restrições;
Azul, normal controlado: Todas as atividades tem permissão para funcionar, mas com medidas de distanciamento e higiene.