13 MAI 2020
SÃO MANUEL CONSEGUE INCLUSÃO NO PROJETO TENIS PARA TODOS

SÃO MANUEL CONSEGUE INCLUSÃO NO PROJETO TENIS PARA TODOS

A Prefeitura Municipal de São Manuel, por meio da Diretoria de Educação estabeleceu uma parceria com o Instituto Cidadania Através do Esporte – CADES para implantar na Rede Municipal de Ensino o Projeto Circuito Tênis Para Todos que irá beneficiar alunos das Escolas Municipais.

O Projeto CIRCUITO TÊNIS PARA TODOS, realizado desde 2013, aposta na democratização do acesso ao esporte, visando a fomentação, desmistificação e ampliação da prática da modalidade como esporte lúdico, dinâmico e saudável entre crianças e adolescentes. Promove oficinas de iniciação e apresentação do tênis para alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, realiza capacitação, formação e oficina de materiais pedagógicos sustentáveis para professores de Educação Física e Educadores em geral, com doação de materiais pedagógicos.

Após várias tratativas, a Diretoria de Educação conseguiu incluir nosso município no circuito que dispunha de apenas quatro vagas para este ano de 2020 e, também a manutenção do projeto para o ano de 2021.

SOBRE O INSTITUTO CADES – 13 ANOS DE HISTÓRIA

Seu Estatuto permite que atuação em todas as áreas esportivas, possibilitando trazer recursos e criar uma rede auto sustentável para projetos sociais e educacionais. CADES é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP), sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Estadual de Entidades – CEE, sob onº0059/2014.

Com uma metodologia própria e inovadora para capacitar professores dedicados ao desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos através da iniciação em novas modalidades esportivas e atividades lúdicas, o MÉTODO CADES proporciona às crianças a possibilidade de vivência e conhecimento de novos esportes através de brincadeiras e jogos, com implementação de soluções socioeducativas e esportivas baseadas nos princípios do esporte educacional.

NÚMEROS CADES - HISTÓRICO DO PROJETO – 2013 a 2019

Crianças atendidas: 55.000

Cidades visitadas: 52

Materiais doados: +8.400

Professores capacitados: 2.042

Escolas atendidas: 120

OBJETIVOS

· Implementar circuito itinerante composto de vivências do Pré Tênis para crianças de 6 a 14 anos da rede pública de ensino; e formação inicial para Profissionais na área Educacional

· Despertar e desmistificar a prática da modalidade.

· Doar material didático esportivo adequado para as escolas atendidas, possibilitando a continuidade das atividades

propostas.

· Ampliar conhecimentos pedagógicos e teóricos através dos valores, cultura e experiências motoras destas modalidades esportivas.

· Proporcionar integração social entre alunos, professores e comunidade.

· São Manuel – 29, 30 e 31 de outubro.

· Clínicas de Pré Tênis para crianças de 6 e 14 anos

• 5ªf e 6ªf – 3 turmas período da manhã e 3 turmas período da tarde

• carga horária: 8:30 às 11:30 / 14:30 às17:30

• 600 alunos atendidos em cada etapa – 50 alunos/turma

· Festa do Tênis – Sábado

• Vivências de Pré Tênis para a cidade no período da manhã

• Local: Espaço Publico a ser definido pela cidade

• Oficina de Raquetes com material sustentável

• Prática em quadra, junto com os alunos usando a raquete criada na oficina

· Capacitação dos professores e educadores acontece na 5ª feira ou 6ª feira, concomitante com as vivências.

· Palestra com Diretor Técnico Eloy de Souza