A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde, dando sequencia as ações para a redução da proliferação do vírus COVID-19 no Município, adotou novas estratégias em duas Unidades de Saúde, que passaram a vigorar desde a última segunda-feira, 13, onde os Postos do jardim Santa Mônica e da Vila Rica, passaram a trabalhar como “UNIDADES GRIPAIS”, atendendo somente os casos com suspeitas de sintomas gripais.
Os usuários, exclusivamente, dos bairros da vila São Geraldo, jardim Eldorado e vila Rica com sintomas gripais devem se dirigir ao Posto de Saúde da vila Rica para serem atendidos.
O mesmo vale para os moradores do jardim Santa Mônica, do CDHU III e do distrito de Aparecida, que com sintomas gripais devem ser dirigir ao Posto do Santa Mônica para atendimento, onde está concentrada a nova UNIDADE GRIPAL aberta.
O atendimento normal aos moradores dos bairros onde estão instaladas as novas “UNIDADES GRIPAIS”, será feito no Posto do distrito de Aparecida (Unidade referência para atendimento aos moradores do distrito, Santa Mônica e CDHU III) e no posto da vila São Geraldo (Unidade referência para atendimentos aos moradores do jardim Eldorado, São Geraldo e vila Rica). Esse atendimento normal aos pacientes que não apresentam sintomas gripais envolvem a entrega de medicamentos contínuos, vacinação e os demais serviços considerados de rotina nos Postos.
A intenção, explica à diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi é “melhorarmos o fluxo e fazer com que os pacientes que apresentam sintomas gripais fiquem restritos somente a um único local”.
Para tanto, fala ainda Patrícia, “será feita a abordagem nas entradas dos Postos de Saúde, no sentido de direcionar os pacientes. Se tem sintomas gripais devem procurar as UNIDADES GRIPAIS, que estarão próximas as suas residências. Caso não apresentem um quadro gripal, os pacientes devem procurar a Unidade referência, para serem atendidos”.
Na postos da COHAB I e Postão foram feitos ajustes, segundo ainda a diretora de Saúde, onde os fluxos de atendimentos serão distribuídos nos mesmos locais, cujos acessos serão diferentes para os pacientes com sintomas e sem sintomas gripais.
“A ideia é separar as pessoas que apresentam sintomas gripais das pessoas que não apresentam e procuram os Postos de Saúde para outros atendimentos”, finaliza Patrícia.
Com mais essa iniciativa, a população de São Manuel tem hoje a sua disposição para o combate ao COVID-19: o Pronto Atendimento de Sintomas Gripais, Pronto Socorro, 3 Utis e ainda 9 leitos de isolamento no hospital local e ainda, atendimento diferenciado, nos Postos de Saúde para atendimento de pessoas com sintomas gripais.