04 ABR 2020
O MOMENTO REQUER SERIEDADE, RESPONSABILIDADE E RESPEITO!
Por Vanessa Anizzi ,Enfermeira da Vigilância Epidemiológica
"Venho através desse espaço primeiramente falar como Enfermeira.

Estamos trabalhando com seriedade e com o maior respeito para proteção dos seus e dos nossos familiares, além da nossa própria vida.

O nosso compromisso além de planejar e colocar em ação medidas para evitar a propagação do vírus é de mantê-los informados da real situação do nosso município, informações essas que são passadas diariamente.

As informações que nos cabem divulgar são: a quantidade de casos notificados, casos descartados e casos positivos (confirmados para Covid 19), para entendermos a real situação do município e quais as melhores medidas a serem adotadas, além das medidas preventivas.

A divulgação do nome, do bairro ou qualquer informação que exponha o paciente é proibida, pois temos que manter o sigilo e a ética profissional.

Informo ainda, que a informação de bairros dos casos notificados, nesse momento, não nos norteia em absolutamente nada, visto que o vírus já está circulando em nosso município e inclusive pessoas assintomáticas (sem sintomas) podem estar transmitindo o vírus, por esse motivo devemos manter o distanciamento social.

Agora, falando como ser humano, pois nós profissionais de saúde também somos.

Assim como vocês, temos nossos medos, nossas fragilidades e muita coragem para estar aonde estamos.

Solicitamos a colaboração de todos que evitem a circulação de Fake News, pois desgasta a equipe que está focada em um único e especial propósito, mantermos a saúde de todos.
Deveríamos nos colocar um minuto que seja, no lugar do paciente e até dos familiares, que nesse momento, passam por grande desespero e incertezas.

O que muda sabermos quem é? Quem são os familiares? Qual endereço? se o que está em jogo são vidas, na qual poderia ser a nossa ou de alguém que amamos.
Essas informações cabem a equipe de saúde que estão acompanhando todos os pacientes e tomando todas as providências cabíveis.

Vamos torcer para que tudo dê certo, colaborando com o que estiver ao nosso alcance, até mesmo uma prece para que os pacientes e familiares tenham força e garra para vencer essa batalha, que querendo ou não estamos enfrentando juntos.
A gente só sabe o que o outro passa, quando estivermos na mesma situação.

Vamos respeitar o máximo o paciente e seus familiares, é o mínimo que devemos fazer.

Agradecemos imensamente pelas mensagens de apoio, orações e tenham certeza que isso é o que fortalece a nossa equipe e todos os profissionais envolvidos nessa batalha.

Gratidão a todos que estão verdadeiramente empenhados em preservar vidas!!🙏🏻🙏🏻😍😍"