A Administração Municipal através da Diretoria de Indústria e Comércio comandada pelo diretor Edinho Batistão demonstrou ao prefeito municipal que a implantação do SIM-Sistema de Inspeção Municipal, que irá servir para inspecionar, regulamentar e monitorar os processos produtivos que envolvem os produtos de origem animal, poderá num curto espaço de tempo, gerar novos empregos no Município.
Convencido de que a implantação se faz necessária para avançar na fabricação desses produtos e apostando na geração de novos empregos, o prefeito Ricardo Salaro através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente autorizou o inicio do processo para a implantação do SIM que servirá para inspecionar, regulamentar e monitorar os processos produtivos que envolvem os produtos de origem animal.
A diferença com relação ao serviço prestado pela Vigilância Sanitária, que é um órgão que tem como função fiscalizar o comércio a varejo, o SIM irá atuar na certificação da cadeia da fabricação do produto. Muitos produtos que são fabricados, a principio de forma artesanal, para entrar na comercialização precisam da certificação. Como exemplo podemos citar: a fiscalização de uma fabricação de lingüiça, de salgados, embalagens de produtos derivados do mel, de ovos, etc.
Um dos objetivos principais do SIM é conseguir posteriormente o credenciamento no SISBI-Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, junto ao Ministério da Agricultura.
O SISBI irá proporciona aos estabelecimentos comerciais, que os produtos, cujas fabricações estão sob a tutela do Município, possam vir a ser comercializados e aceitos em todo o País.
“Isto significa um aumento no fomento de recursos municipais e a conseqüente geração de novos empregos, dando assim um salto de qualidade nos produtos oferecidos à população”, explica o prefeito Ricardo Salaro.
VILA DAS CARNES
O prefeito Ricardo Salaro esteve acompanhado do diretor de Indústria e Comércio, Edinho Batistão e do médico veterinário Dr. Carlos Scremin visitando recentemente a Vila das Carnes, empresa de processamento de carcaças de ovinos e bovinos, instalada na Aspaco (Associação de Criadores de Ovinos de São Manuel) e que vem fomentando a comercialização dessas carnes, em redes de grandes supermercados no interior e na capital do Estado.
A empresa reativou e realizou as modificações necessárias nas dependências da Aspaco e vem trabalhando com intensidade, gerando novos empregos no Município.
Na visita a Vila das Carnes, o prefeito e acompanhantes foram recebidos pelos proprietários: Otavio Zancaner, Gustavo Martini, Danilo Otávio Laurente Ferreira e pelo médico veterinário Felipe Habib Tauk.
Durante a visita, os proprietários do estabelecimento informaram que atualmente a empresa está processando 150 carcaças de ovelhas por semana, onde realiza a desossa, separando e embalando as carnes para a comercialização. São de 7.000 a 7.500 quilos comercializados mensalmente.
Tanto a implantação do SIM e posteriormente a do SISBI, foi comemorada pelos empresários da vila das Carnes que vislumbram num curto espaço de tempo uma expansão dos negócios para inclusive poder atender a demanda de outros Estados do país.
Segundo o diretor de Indústria e Comércio, Edinho Batistão, somente quatro Municípios do estado de São Paulo possuem a certificação do SISBI e todos eles agregaram muitas empresas após conseguirem o seu credenciamento junto ao Ministério da Agricultura.
“Esse trabalho de implantação do SIM que será feito pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Dr. Carlos Scremin será importantíssimo para que possamos incrementar novos seguimentos na cadeia produtiva na cidade. Nos outros Municípios que já possuem esses serviços (do SIM e do SISBI), houve uma procura muito grande de instalação de novas indústrias. Essas novas certificações, sem dúvida, irão gerar novos empregos na cidade”, explicou o Diretor de Indústria e Comércio.