27 MAR 2020
EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPAROU MATERIAL DIDÁTICO PARA OS ALUNOS SE EXERCITAREM EM CASA NO PERÍODO DA QUARENTENA

Na semana que antecedeu a paralisação das aulas a Diretoria Municipal de Educação através das coordenadoras, diretoras e diretor, e todos a professoras e professores, traçou diretrizes para atividades extracurriculares para os alunos das escolas municipais que estão em período de quarentena e posteriormente entrarão em férias.

Foram organizados materiais didáticos (inclusive com informações sobre o Coronavirus) que foram enviados aos estudantes da rede municipal de ensino e ainda disponibilizaram para que fossem também retirados nas escolas ou acessados por várias ferramentas digitais, tais com face book, whatsapp, grupos de mães, etc.

Além disso, vários parceiros educacionais com os quais trabalhamos, tem permitido o acesso à materiais didáticos de forma gratuita, que também estão sendo repassado às escolas.

O Conselho Municipal de Educação também se reuniu de forma remota e, além das alterações do Calendário Escolar  (1-antecipou o recesso para o período de 23 a 27 de março que seria de 20 a 24 de abril; 2-antecipou o recesso que estava programado no período de 12 a 16 de outubro para os dias 30 e 31/03 e 1,2 e 03/4; 3-antecipou as férias que seriam de 10 a 24 de julho para o período de 6 a 20 de abril)  também emitiu normas para que as atividades desenvolvidas em domicílio possam ser registradas e aceitas futuramente, como regulares, para fins de contagem de dias letivos, se for o caso.

Programas desenvolvidos nas escolas que podem ser realizados remotamente, como Khan Academy, também estão disponíveis para computadores domésticos e celulares.

As professoras de AEE criaram atividades específicas para os alunos, inclusive para aqueles que têm atendimento em LIBRAS.

Os alunos que frequentam a EJA-Educação de Jovens e Adultos também receberam material para trabalhar em casa, o mesmo acontecendo com os do Cursinho da Athena da Unesp, cujas aulas estão sendo realizadas à distância.

“Estamos nos adaptando a essa nova forma de ensino, lembrando que nem todos têm acesso a ambientes virtuais e por isso, outros meios de distribuição de materiais também estão disponíveis e serão utilizados, tais como os livros didáticos e de apoio e ainda enviando materiais on line”, explica o diretor Beto Saglietti..