ISOLAMENTO SOCIAL: MAIS DE 98% DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DEIXARAM DE FREQUENTAR AS AULAS.
O isolamento social é considerado uma das maiores armas de combate ao coronavírus.
Tanto que os ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública definiram, nesta terça-feira, dia 17, quais serão os critérios para situações de quarentena e isolamento compulsórios (obrigatórios); esclarecendo as regras para o enfrentamento do novo coronavírus.
A portaria já publicada no Diário Oficial da União prevê que os cidadãos brasileiros devem se sujeitar ao cumprimento voluntário das seguintes medidas emergenciais previstas em lei:
-isolamento;
-quarentena;
-realização de exames médicos e laboratoriais, vacinação e tratamentos específicos;
-exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;
- restrição de entrada e saída do país por rodovias, portos e aeroportos;
-requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com indenização posterior.
Em caso de descumprimento dessas medidas, acarretará em responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores.
A Administração Municipal, através da Diretoria de Educação, que aderiu ao calendário escolar e ao Decreto do Governo do Estado de São Paulo, iniciou no último dia 16 a suspensão de forma gradativa das aulas na rede municipal de ensino, que irá ser definitivamente suspensa no próximo dia 23 de março.
Foi feito um pedido aos pais de alunos para que não enviassem seus filhos as escolas da rede municipal de ensino até que a situação se normalize e as aulas voltem ao normal.
Na tarde desta terça-feira, a Diretoria de Educação apresentou um balanço altamente positivo, com relação a solicitação feita. Dos 3.500 alunos da rede municipal, apenas 65 compareceram as aulas; ou seja, 98% dos alunos já aderiram à paralisação.
Na quarta-feira, dia 18, a Diretoria de Educação informa que irá suspender por tempo indeterminado o transporte escolar dos alunos que residem na zona rural.
Os professores da rede municipal de ensino terão antecipado o recesso escolar a partir da próxima semana e a Diretoria pretende ainda rever o calendário escolar que está sendo seguido.
Funcionários com mais de 60 anos estão sendo colocados em férias ou gozo de licença prêmio e será permitido também o trabalho em casa para alguns setores da administração, que deverão participar de um revezamento, que será conduzido por cada pasta da Administração Municipal, com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas em um mesmo local, durante muito tempo.
ISOLAMENTO E QUARENTENA
A portaria do governo federal que se baseou na Lei 13.979 que definiu os primeiros parâmetros para o controle da pandemia no Brasil, definiu a diferença entre isolamento e quarentena.
Isolamento, segundo o texto, é a separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meio de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus.
Quarentena é a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.
CÂMARA, TERCEIRO SETOR, ENTIDADES RELIGIOSAS E ACESM
No final da tarde de ontem, segunda-feira, 16, o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado dos diretores municipais, Marcia de Oliveira (Promoção Social), Patrícia Rosanessi (Saúde) e Beto Saglietti (Educação), participaram de reuniões para explicar as decisões tomadas através de Decreto Municipal nº n3680, de 14/3/2020.
A primeira reunião aconteceu no período da tarde, na sede da Prefeitura Municipal, com as presenças dos prefeitos Ricardo Salaro e Toni Cadete de Areiópolis, que veio acompanhado de vereadores, pessoal do HC da Unesp e da Casa Pia São Vicente de Paulo, da saúde de São Manuel e Areiópolis, onde foram definidos detalhes sobre encaminhando de possíveis contaminados para internação, coletas para a realização de exames, locais de isolamento e até mesmo para a instalação de UTIs.
No final da tarde, o prefeito e sua equipe estiveram reunidos com as entidades do Terceiro Setor e de Religiosos, no Centro de Convivência do Idoso. Durante a reunião as entidades foram informadas sobre a paralisação de alguns serviços previstos no Decreto Municipal e as entidades religiosas presentes, foram orientadas no sentido de se evitar aglomerações de pessoas em missas e cultos.
Na noite ainda da última segunda-feira, o prefeito Salaro esteve na Câmara Municipal, acompanhado dos diretores da Saúde e Educação, passando aos vereadores informações importantes e as atitudes tomadas pela Administração Municipal no combate ao vírus, respondendo inclusive indagações e dúvidas dos presentes.
Na tarde desta terça-feira, uma reunião com os dirigentes da ACESM- Associação Comercial e Empresarial de São Manuel aconteceu no gabinete do prefeito, que pediu o engajamento e colaboração dos comerciantes e industriais da cidade nas ações de combate ao coronavirus na cidade.
A partir desta quarta-feira, uma equipe fixa, composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um motorista e uma ambulância, ficará à disposição para atendimento e informações sobre o coronavirus. O contato inicial deve ser feito através do telefone exclusivo, cujo número é: 9.9740-8628.
A pessoa com resfriado ou um quadro de gripe, antes de se dirigir ao Pronto Socorro do hospital ou ainda a uma Unidade de Saúde, deve ligar para este telefone a fim de ser orientada de como deverá proceder.
O objetivo é evitar que pessoas que venham a ser contaminadas, frequentem ambientes hospitalar ou Postos de Saúde, contaminando outras pessoas, de forma desnecessária.