19 FEV 2020
PREFEITURA RECUPERA E LIBERA O TRAFEGO NA VICINAL TARCILIO BARONI

PARA RESOLVER O PROBLEMA NA VICINAL SERÃO NECESSÁRIOS MAIS DE R$ 500 MIL
Na manhã desta quarta-feira, 20, as Diretorias de Gestão e Serviços e de Obras da Prefeitura de São Manuel iniciaram as obras de recuperação do trecho da vicinal Tarcilio Baroni que está interditado, em razão das fortes chuvas ocorridas recentemente, que danificaram o asfalto da pista.
Ao interditar o trecho que apresentava problemas, o trânsito precisou ser desviado para o jardim Açaí onde os veículos devem seguir entrando pela Rua Delton Flavio Castaldi, virando a esquerda na Rua João Antonio de Oliveira, para retornar a vicinal pela Rua Onofre Celestino Oliveira.
A recuperação do trecho não significa que com novas chuvas o problema não volte a ocorrer.
Para resolver o problema na vicinal Tarcilio Baroni existe a necessidade da correção do fluxo da captação das águas pelas galerias pluviais, para que possa ser realizado o recapeamento asfáltico necessário. Essa obra irá custar mais de R$ 500 mil reais aos cofres do Município
A malha asfáltica de muitas ruas e avenidas da cidade é muito antiga e tem mais de 30 anos, precisando ser recuperadas. Para recapear todas ruas e avenidas da cidade a Prefeitura precisaria investir mais de R$ 25 milhões de reais.
O prefeito municipal enviou recentemente uma solicitação de autorização de financiamento de uma linha de crédito de R$ 4 milhões, já aprovada pela Caixa Econômica Federal, para aprovação da Câmara Municipal. Esse financiamento seria para ser utilizado no recapeamento das avenidas São Paulo e São Manuel nas Cohabs I e II, na construção de galerias e recapeamento da Rua Francisco Cimó no Dinkel I e também no recapeamento da vicinal Aldo Marini e Tarcilio Baroni.
Com as últimas chuvas os buracos em ruas e avenidas aumentaram e a operação tapa buraco é um remédio paliativo, que não vai resolver o problema, apenas ameniza momentaneamente.  O remédio ideal é o recapeamento dessas vias.
O pedido de financiamento enviado à Câmara Municipal foi rejeitado pelas três Comissões da Casa, sem parecer, justificando a sua rejeição, segundo o prefeito municipal.
“Pedimos o financiamento, que diante das circunstâncias e das últimas chuvas, precisaria até mesmo ser maior, mas infelizmente, a Câmara Municipal nem apreciou, apenas rejeitou, sem nenhuma justificativa.  São Manuel hoje é uma cidade que tem crédito junto as instituições financeiras, temos capacidade de pagamento, porque a casa está em ordem e pagamos de outras administrações, nesses três últimos anos, mais de R$ 30 milhões de dívidas.  Portanto, não se justifica não aprovar um dinheiro que tem destino certo e vai amenizar muito o problema que enfrentamos diariamente de conservação de nossas ruas e avenidas, além de proporcionar uma econômica considerável, porque nesses locais iremos deixar de gastar com a massa asfáltica”, disse o prefeito municipal, que espera que a decisão seja revista pelos vereadores.
No final da tarde desta quarta-feira, com o trecho recuperado, o trafego de veÍculos foi totalmente liberado na vicinal.