A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Administração, via Setor de Tecnologia de Informação, lançou recentemente a plataforma “OUVIDORIASM” que pode ser acessado via celular e ainda pelo site “saomanuel.fiscalizaja.com.br”, com o objetivo de simplificar o atendimento aos munícipes, com o recebimento de reclamações de terrenos sujos, lâmpadas queimadas, buracos, etc; sugestões, denúncias e elogios.
O acesso é prático e rápido, sendo necessário apenas a efetuação de cadastro, criando uma senha que possibilitará o acesso aos requerimentos abertos pelo munícipe.
Vale lembrar, que denúncias e reclamações podem ser realizadas com identificação ou não do usuário.
A “OUVIDORIA SM” atende na totalidade, as especificações da Lei de Acesso à Informação, Lei Federal 12.527/2011, e demais disposições legais nos aspectos da transparência pública.
COMO FUNCIONA O SISTEMA
O sistema permite o cadastro de assuntos a serem vinculados aos protocolos gerados pelos munícipes, cadastrando respostas prontas a serem utilizadas para responder os chamados da ouvidoria, proporcionando assim maior agilidade nas demandas apresentadas.
Permite também o cadastro com as opções de formas de retorno que o munícipe poderá receber as respostas, ou seja, se desejam a resposta via e-mail, presencial, ou de outras maneiras; ou ainda, se foi presencial, por telefone, ou de outra maneira.
Para a geração dos protocolos pelo serviço de ouvidoria será necessário que o munícipe informe alguns dados, como: tipo de chamado, secretaria/diretoria, assunto do chamado, forma de resposta, forma de origem, data e hora, permitir solicitação anônima, permitir solicitar sigilo, descrição da solicitação, anexos, logradouro, número, bairro, complemento, ponto de referência, tipo de pessoa, nome, e-mail, CPF, logradouro, número, bairro, complemento, CEP, cidade, estado, telefone, celular e situação do chamado. Após os protocolos serem abertos, eles serão respondidos.
O sistema possibilita aos munícipes avaliarem o atendimento recebido em seus protocolos, apenas preenchendo alguns campos tais como: seleção se a solicitação foi atendida (sim, não ou parcialmente), indicar o grau de satisfação (entre 1 a 5 estrelas, inserir o motivo que levou a classificar desta forma e inserir um comentário. Obs: Após o munícipe enviar a sua avaliação o sistema deverá permitir a moderação dessas informações.