13 DEZ 2019
CAPOTERAPIA UTILIZA ELEMENTOS DA CAPOEIRA E ATENDE CERCA DE 200 PESSOAS NO MUNICÍPIO.

A Capoterapia é uma terapia alternativa que utiliza elementos da capoeira, adaptada para pessoas sem o hábito de praticar atividade física, respeitando a condição física, os limites e as características psicológicas de cada praticante. As aulas são acompanhadas de músicas, palmas, cantigas de roda e movimentos livres, tudo a partir da ludicidade, onde o capoterapeuta cria um ambiente descontraído e motivador.

Carlos Daniel Alves, mais conhecido como (Fantasma), foi quem trouxe a capoterapia para São Manuel   em 2013, depois de concluir o curso em Brasília, com o fundador dessa modalidade Mestre Gilvan de Andrade, que é o atual presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Capoterapia).

Logo nas primeiras atividades desenvolvidas aqui na cidade, o sucesso e a aceitação do público da melhor idade foi surpreendente, sendo que a capoterapia é uma modalidade que atende todo segmento da sociedade, com a participação de pessoas de 0 a 100 anos e que alcança também pessoas com necessidades especiais, como forma de inclusão e melhora no desenvolvimento, sendo considerada uma excelente ferramenta de inclusão social.

A capoterapia em São Manuel cresceu tanto que em 2015 a esposa do mestre Daniel (Fantasma), a professora Michely, também concluiu o curso, coma finalidade de auxiliá-lo no atendimento da demanda das aulas que crescia a cada dia.

Hoje os capoterapeutas da nossa cidade Fantasma e Michely, ministram as aulas no CCI (Centro de Convivência do Idoso), na Unidade de Atendimento Múltiplo da Assistência Social do Município na Vila São Geraldo, onde atendem cerca de 200 pessoas, entre idosos e jovens adolescentes; além de outros projetos já desenvolvidos, como no Lions Clube de São Manuel, no CRAS e na APAE de Areiópolis, no CRAS de Pratânia e em eventos realizados na cidade e também em outros municípios.

Recentemente, o capoterapeuta Daniel Fantasma foi nomeado o "Diretor Regional da Capoterapia"; título recebido em reconhecimento a serenidade no trabalho desenvolvido, sendo responsável por supervisionar, orientar, preservar a didática e a essência da capoterapia, e se necessário repreender e autuar capoterapeutas da região, caso não estejam exercendo de forma regular as normas da capoterapia.

Dessa forma, os capoterapeutas Daniel e Michely estão auxiliando as pessoas da cidade a aumentar a expectativa de vida, com prazer e entusiasmo, fazendo parte da construção da história de nossa cidade.