Na última quarta-feira, 20, a administração municipal, por meio da Diretoria de Finanças do município, realizou um evento organizacional voltado aos servidores no Teatro Municipal “Dr. Alberto Pampado”. Uma palestra foi ministrada pelo responsável pela Divisão de Controladoria, Planejamento e Orçamento do município, João Pedro Grava.
Tendo como objetivos principais a organização estrutural contábil da Prefeitura e apresentação do Orçamento Municipal 2020, a reunião contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, do vereador Anizio Pete – que também é servidor e de todos os diretores municipais, além de assessores, gestores e servidores que atuam na rotina administrativa dos mais diversos setores da municipalidade, considerados “usuário-chave”.
Em seu discurso de abertura do evento, o chefe do executivo destacou dados positivos de seu governo. “Até o final deste ano, teremos cumprido 85% do nosso plano de governo que vem sendo executado desde o início do meu mandato. No momento, temos mais de 20 obras em andamento no município e várias outras ainda serão licitadas em janeiro e executadas no próximo ano. Com relação a questão orçamentária, resolvemos o problema de uma defasagem de R$ 28 milhões entre as receitas e despesas orçadas e as concretizadas, que foi inclusive objeto de apontamento do Tribunal de Contas do Estado por muitos anos”, declarou.
O prefeito também destacou a importância dos servidores na manutenção e continuidade na prestação dos serviços públicos. “Quem faz acontecer o sucesso da administração pública é o servidor dentro da sua capacidade de planejar e executar com eficiência, eficácia e efetividade, com foco no coletivo, sem interesses privados, somente público”, concluiu.
Em sua palestra, João Pedro Grava transmitiu aos presentes noções básicas de como promover uma eficiente estruturação contábil na administração pública e, por fim, apresentou o Orçamento do município para 2020. “Nos últimos anos, avançamos bem na questão de planejamento e orçamento do erário. Tanto que hoje estamos no nível mais alto de classificação das instituições financeiras para concessão de crédito e empréstimos para pagamento de dívidas futuras”, comemorou.
Durante o evento, ainda foi anunciado que no início do próximo ano haverá um contingenciamento de 20% em todo o orçamento e que a partir de agora todas as diretorias terão limites de gastos mensais.
Anizio Pete, Diretoria de Finanças, divisão de controladoria, dr. alberto pampado, joão pedro grava, orçamento, planejamento, Prefeito, Prefeitura, Ricardo Salaro, são manuel, teatro municipal, Tribunal de Contas do Estado, vereador