A participação é aberta a toda a comunidade e, para quem nunca praticou a modalidade, terá um treinamento específico
Quem gosta de esportes de aventura ou o contato com a natureza, a prática de trekking é uma modalidade de caminhada e corrida perfeita! E a área rural de São Manuel apresenta características ideais para essa categoria esportiva. A Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Esportes e Turismo, está realizando a Segunda Etapa do Circuito Pró-Cuesta de Trekking. O evento que ocorrerá dia 9 de abril, a partir das 7h30, no Complexo Poliesportivo, é organizado pelo grupo Pró-Cuesta, e contará com a participação de 40 equipes.
As inscrições são gratuitas e limitadas e poderão ser realizadas até o dia 07 de abril ou até atingir o limite de equipes. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.procuesta.com.br ou pelo telefone (14) 9.9774-3917.
O percurso da prova terá aproximadamente 10km, em um local inédito de muitas trilhas de matas fechadas e, em alguns pontos, com trechos abertos onde será necessário o uso de bússola.
Como em provas anteriores, a aferição dos resultados será medido com equipamentos que informam, de modo conjunto, a cronometragem e a localização do GPS. Desse modo, a competição dispõe de uma apuração mais dinâmica e precisa, o que exigirá das equipes muito raciocínio e espírito de grupo para que obtenham um bom resultado ao final.
No dia da prova, cada participante é obrigado a doar 2 litros de leite que serão entregues para projetos sociais de São Manuel e R$ 2,00 que serão destinados para o fundo de turismo da cidade.
A Cidade de São Manuel participa do calendário do Circuito Pró-Cuesta de Trekking devido à boa estrutura que oferece para a realização do evento e por fazer parte do Pólo Cuesta, consórcio criado para o desenvolvimento turístico. “A parceria do Circuito Pró-Cuesta com a Prefeitura de São Manul faz com que nosso Circuito se torne o único no Brasil que caminha junto com o poder público, visando desenvolvimento do esporte, ecoturismo e, principalmente, oferecendo qualidade de vida às pessoas”, frisa o organizador, Fernando Arena.
Dentre os equipamentos obrigatórios para a competição, está a exigência da portabilidade de um kit de primeiro socorros.
Não será permitido o uso de celulares relógios de pulso e GPS. A organização pede às equipes que leiam o regulamento para evitar penalizações (www.procuesta.com.br/regulamento-2017/)
Cuidados básicos para participar da prova: kit de primeiro socorros, troca de roupa para o retorno após a prova, protetor solar, repelente contra insetos, boné e garrafinha de água para hidratação.
Para pessoas que queiram iniciar no esporte: é necessário formar uma equipe de 03 a 06 pessoas, fazer sua inscrição pelo site www.procuesta.com.br ou pelo telefone (14) 9.97743917. E seguir as informações que estão no site.
A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.
Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo.
Enduro a pé ou Trekking de regularidade
Surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking). É um esporte que concilia diversão e competição, e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.
A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.
Como formar sua equipe
Ao formar sua equipe, escolha pessoas de alto astral e que tenham afinidades entre si, pois o trekking de regularidade, antes de tudo, é uma atividade que deve proporcionar bem estar e diversão a todos os participantes.
Durante as provas, certamente surgirão dificuldades e situações de conflito, que servirão de aprendizado para as próximas etapas. Com certeza, após a prova todos se divertem lembrando essas situações.
A equipe deve ter de 3 a 6 integrantes, sendo necessário dividir as tarefas entre os participantes. A distribuição mais comum é utilizar pelo menos 1 navegador, 1 calculista e 1 contador de passos.
Na categoria trekkers (iniciantes) as contas podem ser feitas através de uma máquina de calcular simples, visto que as equipes recebem a planilha com bastante antecedência, e têm tempo suficiente para largar com toda a prova já calculada. Na categoria graduados, o calculista pode optar pela utilização de uma calculadora programável(tipo HP48g+) ou qualquer outro equipamento(Totem, Compass, Winner, Palm…) que possua programas específicos para o enduro a pé, já que as planilhas só são entregues no momento da largada.
O tempo de chegada no local é checado no cronômetro, controlando o ritmo da equipe, aumentando ou diminuindo a velocidade de caminhada.
Quando a equipe tem mais de 3 integrantes ela pode duplicar essas funções de acordo com sua estratégia, possibilitando uma maior precisão nas informações.
Vencedor
Por se tratar de uma competição de regularidade, considera-se vencedora a equipe que for mais precisa em relação à velocidade média ideal, e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos de passagem pelos postos de controle colocados no percurso. A perda de um destes postos de controle implica em penalização para a equipe que o perdeu. Os pontos são computados da seguinte forma: a cada segundo adiantado, há uma penalização de 2 pontos, e a cada segundo atrasado, uma penalização de 1 ponto.