Em apenas um mês, foram realizados mais de 170 exames ginecológicos de Papanicolaou, que detecta precocemente o câncer de cólo de útero. O sucesso da campanha foi decorrente de mutirões noturnos em dias específicos do mês de março nas unidades de saúde da Santa Mônica (53 exames feitos), Vila Rica ( 28 exames), Aparecida (21 exames) e no CS II (71 exames). Em abril, a campanha será voltada para os homens, com a intenção de realizar exames de sangue que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O mutirão de saúde do homem foi iniciado no dia 3 de abril. No PSF Vila Rica, o horário dos atendimentos foi estendido até às 21h, no dia 4 de abril. De acordo com a enfermeira Talita Ronchezi, nesse dia, 45 homens fizeram o exame preventivo, aferiram a pressão arterial, fizeram avaliação antropométrica (ou física), avaliaram o Índice de Massa Corpórea (IMC) e aferiram a glicemia.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
mutirão saúde homem, postos de saúde São Manuel, Saúde São Manuel