Como forma de diagnosticar precocemente a Sífilis, a Secretaria Estadual de Saúde realiza, com apoio das Prefeituras, a “2ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis”. Em São Manuel, no dia 25 de abril ocorrerá teste rápido de sífilis no ESF Santa Mônica e no dia 26 de abril, no ESF São Geraldo.
Embora a sífilis congênita seja um agravo em eliminação, o número de casos continua crescendo no país. Em 2015, no Brasil, foram notificados 19.228 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade, sendo 43% residentes na região Sudeste. No estado de São Paulo, no mesmo ano, foram notificados 3.437 casos, que correspondeu a uma taxa de incidência de 5,4 casos por mil nascidos vivos. A taxa de incidência aumentou quatro vezes, quando comparados os anos 2009 e 2015 (de 1,4 para 5,4 casos/1000 NV). Do total de casos do Estado, 10% (N=354) foram abortos, natimortos e óbitos por sífilis congênita. Lembramos que a sífilis congênita é um agravo totalmente prevenível e com medidas de baixo custo.
As ações para eliminação da sífilis congênita encontram-se na atenção básica, na prevenção da sífilis em mulheres em idade fértil, em gestantes e nos parceiros sexuais, através de diagnóstico precoce, tratamento oportuno e adequado.