Dia 06 de julho, ocorre o tradicional Festival de Inverno, que está em sua quinta edição. O evento é gratuito e contará com apresentações de quatro bandas ou orquestras durante os quatro dias de Festival. Confira a programação:
A reconhecida Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista abrirá o Festival de Inverno de 2017. A Orquestra existe desde 1995 e, atualmente, conta com aproximadamente 50 músicos. Seu repertório é variado e abrange desde Cláassicos, Eruditos a Popular. Sua formação conta Clarinetes, Flautas, Saxofones, Trompetes, Trombones, Trompas, Euphonium, Tubas, Contra Baixo e Percussão
Local: Salão Nobre da Escola Dr. Manuel José Chaves
Horário: 20h
Famosa em todo o Brasil, o grupo do Conservatório de Tatuí se apresentará na sexta-feira, dia 7 de julho. Nascida com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos. No ano de 2008 gravou o DVD “Será o Benedito!?!”, com releituras da obra de Benedito Lacerda e Pixinguinha. Atualmente é formada por músicos profissionais, professores e alunos bolsistas do nível avançado de cursos do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Rodrigo Ursaia.
Local: Salão Nobre da Escola Dr. Manuel José Chaves
Horário: 20h
O Grupo se apresentará no terceiro dia do Festival de Inverno, ou seja, no dia 8 de julho (sábado). O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é resultado do ineditismo da instituição, pois foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o “Choro” como curso regular. Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país. Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos.
Coordenado pelo violonista Alexandre Bauab, o Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999. O grupo tem, ainda, participações nos CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares); “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e participou da trilha do longa-metragem “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.
Local: Salão Nobre da Escola Dr. Manuel José Chaves
Horário: 20h
Tradicional em São Manuel, todos os domingos a Banda se apresenta no coreto da Praça do Jardim Municipal, sendo um costume de longa data aos seus moradores prestigiarem o som da banda. Este ano, a Filarmônica São-Manuelense retornou com a escola de música, que forma artistas para compor suas atividades. Como é costume, a Banda encerrará o Festival de Inverno de 2017, no domingo, dia 9 de julho, com saudosas canções e também animadas músicas regidas por Marco Rosetto.
Local: Salão Nobre da Escola Dr. Manuel José Chaves
Horário: 20h