A capacitação ressaltou a importância da participação de todos os setores na prestação de contas do município
A recepção foi feita servidora Margareth Costa, responsável pelo Controle Interno no município
Na manhã desta quinta-feira, 06, foi promovido um treinamento geral para servidores e representantes de diretorias municipais referente ao sistema de Controle Interno da municipalidade. Ministrado pela empresa 4R Sistemas, o treinamento visa implantar o controle nos diversos setores que integram a Administração Municipal e fortalecer o papel dos servidores dentro do funcionalismo.
O Controle Interno tem como objetivo avaliar a estrutura, o funcionamento, a segurança e a aderência às normas das atividades administrativas (sistêmicas), para evitar o desperdício e o uso indevido de recursos públicos, por exemplo. Nesse sentido, o sistema de Controle Interno deverá aprimorar as ações de gestão pública por meio de técnicas e ferramentas que aperfeiçoem as práticas necessárias e obrigatórias previstas na legislação.
A responsável pelo Controle Interno no município, Margareth Costa, observa que cabe a cada servidor, seja da área estratégica, administrativa e finalística, executar o controle das atividades de sua competência. “Isso inclui a elaboração de documentos produzidos pelas diretorias nos quais devem constar as ações, os responsáveis, os meios e os prazos para implementação das medidas de aperfeiçoamento da gestão pública”, explica.
Outras atribuições do Controle Interno são: revisar a prestação de contas mensal, auditar os procedimentos internos, supervisionar e auxiliar os setores na elaboração de respostas aos relatórios de auditorias externas, bem como comunicar ao Ministério Público e/ou Tribunal de Contas qualquer irregularidade de que tenha conhecimento, sob pena de responsabilidade solidária. “A realização deste treinamento é uma das etapas da implantação do sistema de Controle Interno e visa destacar a importância dos funcionários neste processo, oferecendo ferramentas para melhor servirem ao Município”, concluiu a servidora.
4R Sistemas, Controle Interno, são manuel, servidores, sistema, treinamento