O médico Frederico Furquim, da ESF Dr. Raphael Lhamas Franco, fará uma palestra pública e gratuita sobre Diabetes e Hipertensão, na creche Maria de Nazareth, dia 28 de julho, às 14h. Além de informações sobre prevenção e cuidados dessas doenças que são crônicas e atingem 8,9% (diabetes) e 25,7% (hipertensão) da população brasileira, a equipe de enfermagem fará gratuitamente teste de índice glicêmico (que detecta alteração do nível de açúcar no sangue) e aferição de pressão arterial.
Os dados de diabetes e hipertensão são recentes e divulgados pelo Ministério da Saúde, em abril deste ano, no estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Essa pesquisa realizada em 2016 mostra que está aumentando o número de diabéticos e hipertensos no Brasil. Desse modo, reunir informações é importante e uma medida educativa para a prevenção dessas enfermidades que provocam outras complicações para a saúde dos indivíduos.
Além disso, as enfermeira da ESF Dr. Raphael Lhamas Franco também farão no dia 25 deste mês uma capacitação sobre primeiros socorros às monitoras, na Vila Vicentina.
A creche está localizada no endereço: Rua Maria Eliza S P de Oliveira, 121
diabetes, hipertensão, posto de saúde, prevenção, são manuel