Dia 12 de julho, a enfermeira Caroline Pardine e sua equipe do Posto de Saúde da Santa Mônica receberam gestantes do bairro para baterem um papo sobre o momento da gravidez. Nesse encontro, os temas discutidos foram: autocuidado durante a gestação e a depressão pós-parto.
As mulheres puderam tirar dúvidas sobre cuidados durante a gravidez e também se informarem sobre a depressão pós-parto que ocorre com 26,3% das grávidas. Esse dado é da pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que entrevistou 23.896 mulheres entre 6 e 18 meses após o parto, em 2016, e constatou que mais de uma em cada quatro brasileiras apresenta sintomas de depressão pós-parto.
Essa doença, na maioria das vezes, não é diagnosticada e, por falta de informações, as puérperas acabam superando sozinha esse momento difícil. A questão hormonal após o parto, as pressões sociais pela maternidade perfeita e a falta de ajuda são as principais causas que levam ao não diagnóstico da depressão.