Em consonância com as diretrizes da Unesco, Programa do Sebrae treina os professores para inserirem nova disciplina para os alunos de São Manuel
As professoras da Escola Milton Monti estão em treinamento, na própria escola. A capacitação tem o intuito de dotá-las de informações e metodologias para a disciplina de Empreendedorismo, que será ministrada para os alunos do Ensino Fundamental I. Essa etapa faz parte da implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o município. “O maior objetivo do programa é disseminar uma rede incorporadora comportamental através de ações empreendedoras que os alunos levarão para suas vidas”, explica Maria Jussara Viersa, gestora dos programas de Educação Empreendedora do Sebrae.
O curso tem quatro dias e foi iniciado na quinta-feira, dia 20 de julho, e vai até terça-feira, dia 25. Segundo Jussara, os primeiros dias de curso com as professoras são teóricos, mas os módulos acompanham discussões diárias. Todas as docentes ganham as apostilas de professor e, a partir de agosto, quando as aulas retornarem, os estudantes receberão material didático e aulas sobre o tema.
A escola Milton Monti é a unidade de educação piloto do projeto em São Manuel e a intenção é ampliar o programa para toda a rede municipal a partir do ano que vem.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
* Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
* Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
* Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
* Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.