Objetivo do evento é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. Alunos brincaram, plantaram árvores e aprenderam durante a iniciativa.
Alunos do 5º ano das escolas municipais de São Manuel participaram durante a manhã desta sexta-feira (19), do evento promovido pela Adiesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de SP) que ocorreu no salão do Clube dos Funcionários Públicos. A ideia era realizar a ação na sede da Adiaesp, localizadao próximo ao aterro sanitário, mas, por causa do tempo chuvoso, o evento foi transferido para um lugar coberto. A iniciativa é uma forma de celebrar o Dia do Campo Limpo e contou com a presença de funcionários da Adiesp, do Supervisor Plínio Raymundo, do Chefe do Executivo; do Vice-Prefeito, Major Rubin; e de diretores da Prefeitura Municipal: José Roberto Saglietti (Educação e Cultura), Jô Fuim (Chefe de Gabinete) José Otávio Cella Júnior (Agricultura e Meio Ambiente), Edison Baptistão (Indústria e Comércio).
A data comemorativa foi criada em 2005 com a intenção de reforçar a importância da preservação do meio ambiente. Um levantamento feito pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) aponta que o Brasil descarta corretamente 94% das embalagens plásticas de produtos tóxicos. Os números colocam o nosso país entre as lideranças do bom exemplo.
O evento foi aberto pelo prefeito que explicou para a plateia entusiasmada a importância do programa de educação ambiental organizado pela Adiaesp. “Todos os agricultores do nosso país têm o compromisso de, após usarem os produtos nas lavouras e plantações, devolverem a embalagem para a Adiaesp. Isso porque a embalagem não pode ser jogada no campo ou nas matas, pois pode contaminar o solo e a água”, explicou o Chefe do Executivo.
De acordo com o Supervisor da Adiaesp, Plínio Raymundo, o trabalho da associação é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação no campo. “A comemoração do Dia do Campo Limpo, que é dia 18 de agosto, com as crianças é uma forma de ensinar a importância da preservação e torná-las disseminadoras das informações em casa. Muitos pais são agricultores e essa campanha é uma forma de reforçar o retorno das embalagens de insumos agrícolas”, afirma.
O evento contou com pula-pula, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, refrigerante e lanche. Além disso, duas turmas de alunos realizaram o plantio simbólico de mudas de Sibipiruna. O diretor José Otávio Cella Júnior e o servidor Flávio Parenti organizaram e explicaram como deveria ser realizado o plantio. A plantação de mais mudas será realizada na sede da Adiaesp pelos alunos participantes. A visita será agendada em breve.