Por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, coordenado pela Professora Adjunta Carmen Maria Casquel Monti Juluani, e do envolvimento da Diretoria de Educação do Município de São Manuel foi possível o desenvolvimento de um aplicativo de smartphone que auxilia os monitores, professores e funcionários das escolas no atendimento de primeiros socorros.
O projeto de extensão: “Catálogo: ações da escola na ocorrência de agravos de saúde”, que resultou o aplicativo, foi iniciado em 2013 e concluído este ano. Esta sexta-feira (15), diretores e coordenadores das escolas municipais, supervisores da Diretoria de Educação, e o diretor José Roberto Saglietti estiveram reunidos para lançamento oficial do app e explicações de uso. “É um aplicativo fácil de utilizar, de uso livre e que pode ser instalado na tela do celular de qualquer pessoa. A Prefeitura e a Diretoria parabeniza a iniciativa da coordenadora do projeto, a Professora são-manuelense Carmem Maria, que, a partir da rotina das escolas do nosso município, criou uma plataforma importante para todas as escolas e também para a sociedade”, comenta o diretor de Educação e Cultura, José Roberto Saglietti.
Para instalar o app em seu smartphone ou dispositivo mobile é só acessar o link: http://sites.fmb.unesp.br/saudeescolar/. A interface desse aplicativo é fácil de navegar e está dividida em 12 seções de “o que fazer” e “o que não fazer”: vômitos; queimaduras; doenças infecciosas; cortes, arranhões e abrasões; engasgo; febre; crise convulsiva; refluxo; quedas e materiais perfuro-cortantes; hemorragias; traumatismo craniano; e desmaio.
Confira as fotos da reunião: