A Prefeitura Municipal de São Manuel, por meio da Diretoria Municipal de Educação e Cultura, promoverá no mês de outubro o Curso Básico de Linguagem Brasileira de Sinais “LIBRAS”, destinado aos alunos com deficiência auditiva, professores e monitores, além dos pais e responsáveis. O curso de duração de 40 horas será ministrado na EMEFEI “Prof. Walter Carrer” e tem o objetivo de melhorar a comunicação e promover uma maior integração entre alunos com deficiência auditiva e atores promotores da educação municipal.
Ministrada pela Professora de LIBRAS, Geanie Thabata Godoy da Silva, a capacitação oferecerá informações básicas sobre gramática nessa linguagem, permitindo que os participantes utilizem essa ferramenta de ensino de forma adequada. De acordo com José Roberto Saglietti, diretor de Educação e Cultura, dada a demanda que se apresenta tanto no ambiente escolar, bem como nas atividades diárias sociais, os alunos terão mais liberdade de comunicação e poderão aproveitar melhor as aulas que serão interpretadas em libra pelos monitores. “Esse curso é uma forma de proporcionar mais inclusão e atender um pedido antigo de mães, pais e responsáveis de crianças com deficiência auditiva do nosso município”, comenta o Chefe do Executivo.
Segundo a Diretoria de Educação e Cultura, atualmente, na Rede Municipal de Ensino, estão matriculados três alunos com deficiência auditiva.