Na próxima quinta-feira, 26, os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Educação realizarão a Prova Brasil, avaliação que medirá o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Os resultados obtidos servirão de base para a tomada de importantes decisões sobre o comprometimento de nossas escolas com relação ao processo de ensino/aprendizagem”, esclarece o diretor de Educação e Cultura, José Roberto Saglietti.
A prova será realizada em um único dia e serão cobrados os conteúdos de Português e Matemática.
A Diretoria de Educação pede para que os pais e responsáveis não deixem as crianças faltarem na data, pois a realização da Prova é uma forma de colher informações importantes sobre a situação real da educação no Município.
No mês de novembro, nos dias 8 e 9, também serão aplicadas as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para os alunos dos 3ºs e 5ºs anos da Educação Municipal. No primeiro dia será aplicada a avaliação de Português e, no segundo dia, de Matemática.
O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).