Nessa sexta-feira, 01, as visitadoras do Programa Criança Feliz receberam o curso de capacitação: “Primeira Infância e Ludicidade: o papel do visitador no processo de estimulação e desenvolvimento social”, ministrado pela Professora Fernanda dos Santos Varandas. O curso foi de oito horas e realizado na Diretoria de Promoção Social.
Larissa Guimarães, visitadora social do Município, achou o curso muito bom e construtivo. “Pudemos reviver práticas da infância para poder passar para as famílias atendidas”, comenta. Teresinha Gontijo acredita que o curso ajudou a completar e fortalecer o trabalho de visitadora. “A parte prática que tivemos foi importante para desenvolvermos a questão lúdica, que é uma forma de completar o nosso trabalho de visitadora”, completa Teresinha.
É o nome do programa federal de assistência social, que implicam em ações conjuntas entre as pastas de Promoção Social, Saúde e Educação. O objetivo é desenvolver a primeira infância das crianças e, para isso, as visitadoras sociais trabalham diretamente com as famílias.
Crianças que recebem atenção e cuidados especiais na infância se desenvolvem com mais facilidade e autonomia, tanto na vida escolar, nas relações sociais e até na vida profissional. Tudo depende dos estímulos que elas recebem nos primeiros anos de vida, a chamada Primeira Infância. É nesse período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem.
Com esse foco, o Governo Federal criou em 05 de outubro de 2016, por meio do Decreto n. 8.869, o Programa Criança Feliz. Com a adesão do Governo do Estado ao programa, o Paraná passa a participar da gestão e capacitação de visitadores domiciliares em parceria com a União e municípios.
O objetivo do programa é promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças.