Nesta quinta-feira, 26, a Vigilância Epidemiológica divulgou o balanço dos três primeiros dias da campanha de vacinação contra a gripe em São Manuel. De acordo com os registros, foram aplicadas 719 doses da vacina entre a última segunda, 23, e quarta-feira, 25.
Do total de pessoas vacinadas, foram 115 profissionais da saúde e 604 idosos, que fazem parte do público alvo da primeira etapa da campanha, atingindo até o momento uma média de 13,71% da meta estipulada para estes grupos, que é 5.681 doses.
A vacinação para os profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos de idade ou mais segue até a próxima terça-feira, dia 1º. A partir da próxima quarta-feira, 02, a campanha será voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, além de gestantes e puérperas. Para tomar a vacina, a pessoa deverá comparecer às unidades de saúde munidos da carteira de vacinação.
Dia D
Com relação ao Dia D (12/05), em São Manuel, todas as unidades de saúde estarão abertas nesta data, além dos postos de vacinação que serão montados no Supermercado Central e no Jaú Serve, das 08h às 17h, para vacinação dos adultos que fazem parte do público alvo, como ocorre todos os anos no município.
No Dia D, inclusive, o Centro de Saúde “Padre Antonio Putton” – Cohab I, e o Centro de Saúde II “Deputado Geraldo Pereira de Barros”, na Vila Industrial, estarão com equipes disponíveis para vacinar os acamados conforme agendamento.
Com isso, a Vigilância Epidemiológica solicita aos familiares que fazem parte das áreas de abrangência destas unidades que realizem o agendamento o mais breve possível. No CS I (Cohab I) o agendamento pode ser feito direto na recepção ou pelo telefone 3841-4702; no CS II, pode ser feito na Sala de Vacina ou pelo telefone 3841-4701.
Poderão se vacinar, de forma gratuita, aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. São eles:
– crianças de 6 meses a 5 anos incompletos*;
– grávidas em qualquer idade gestacional;
– puérperas (até 45 dias pós-parto);
– pessoas com 60 anos ou mais;
– pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico;
– povos indígenas;
– população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
– professores das redes pública e privada;
– trabalhadores da área da saúde.
*vale ressaltar que as crianças vacinadas pela primeira vez contra a influenza precisam retornar em 30 dias para tomar uma dose de reforço.
balanço, campanha, centro de saúde "padre antônio putton", centro de saúde ii "deputado geraldo pereira de barros", Cohab I, dia D, gripe, são manuel, vacniação, vigilância epidemiológica