A Administração Municipal através da Diretoria de Promoção Social divulgou no último dia 4, que durante o período de 4 a 6 de setembro de 2019 seriam realizadas as inscrições dos cidadãos interessados em participar do Programa Frente de Trabalho; um programa Emergencial de Auxílio Desemprego que irá atender o bolsista pelo período de 6 meses, prorrogáveis por mais três (3) meses.
Trata-se de um programa social em que não há nenhum vínculo empregatício, onde o bolsista da Frente de Trabalho permanece no Programa por até 9 (nove) meses, com jornada de 6 (seis) horas diárias, 4 (quatro) dias por semana. No 5º (quinto) dia ele participa de um curso de qualificação profissional ou alfabetização.
Os interessados; apenas maiores de 17 (dezessete) anos, sem limite de idade máxima, deverão comparecer no CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL localizado à Rua Coronel Amando Simões, 468 Centro, das 09h às 11h30 e das 12h30 às 16h30, para a realização das inscrições.
Diversas pessoas interessadas em participar do programa social compareceram na sede do CRAS local e por problemas técnicos no sistema de inscrição do Programa, cuja responsabilidade é da Secretaria de Relações do Trabalho (SERT) do Governo do Estado de São Paulo, acabaram por não conseguiem realizarem suas inscrições até o momento.
A Diretoria da Promoção Social através da assistente social Danielle de Oliveira Baptista entrou em contato com a SERT, via e-mail, relatando o problema, já que o sistema se encontrava fora do ar, impossibilitando a realização das inscrições das pessoas interessadas em participar do programa social.
Transcrevemos abaixo os e-mails trocados entre a Diretoria da Promoção Social e o responsável pela Frente de Trabalho, que repassamos para o conhecimento da população.
Bom dia Marcos
Conforme conversa via telefone, peço a gentiliza que envie explicações acerca do problema no sistema da Frente de Trabalho, o qual está impossibilitando que as inscrições sejam realizadas. Saliento que a população do município está comparecendo neste Serviço deste ontem, conforme havia sido divulgado o período das inscrições, e estão questionando tal problema e atribuindo o mesmo ao município. Portanto peço que tais explicações para que possamos esclarecer à população.
Atenciosamente,
Danielle de Oliveira Baptista
Assistente Social – CRESS: 51.490
Prezada Danielle, Bom Dia!!!
Primeiramente pedimos desculpas pelo transtorno.
O sistema está fora do ar desde ontem, não temos informação do que aconteceu, já enviamos para o pessoal de TI e eles não deram previsão de restabelecimento do sistema.
Por enquanto essa é a informação que temos e que assim que restabelecer entraremos em contato.
Temos a informação também que o prazo será estendido.
Estamos à disposição,
Atenciosamente
Marcus Vinicius Taniolo Portela
Segundo ainda a Diretoria de Promoção Social, Márcia Regina de Oliveira, a SERT informou que se o problema do sistema não for resolvido até amanhã, dia 6, as inscrições poderá ter o seu período prolongado.
“Gostaria de salientar que o pessoal do CRAS de São Manuel não tem responsabilidade sobre o problema ocorrido e que está orientando as pessoas sobre o assunto, pegando o número do telefone de todos, que serão avisados assim que o sistema for normalizado, para que possam fazer suas inscrições”, explicou a diretora da Promoção Social, Márcia de Oliveira.
Podem participar do Programa Frente de Trabalho, apenas pessoas maiores de 17 (dezessete) anos, sem limite de idade máxima, que deverão comparecer no CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL localizado à Rua Coronel Amando Simões, 468 Centro, das 09h às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
O candidato deverá estar munido dos seguintes documentos:
• Carteira de Trabalho
• RG
• CPF
Criado pela Lei Estadual nº 10.321 de 08 de Junho de 1.999 e regulamentado pelos Decretos nº 44.034/99; nº 44.731/00; nº 47.765/03 e nº 49.017/04. O PEAD reserva 3% (três por cento) para atendimento de pessoas com deficiência física e 2% (dois por cento) egressa do sistema penitenciário respectivamente.
Os candidatos só poderão ser inscritos no programa, caso estejam desempregados no mínimo 01 ano e residam no mínimo há 02 anos no Estado de São Paulo.
No caso do número de alistamentos superar o de vagas, a preferência para participação no programa será definida mediante aplicação, pela ordem, dos seguintes critérios:
1) Aqueles com maiores encargos familiares
2) Mulheres arrimo de família
3) Maior tempo de desemprego
4) Mais idade