No período de 6 a 31 de agosto, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde darão início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, tendo previsto como o dia de mobilização nacional 18 de agosto (sábado).
A campanha tem por objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, bem como vacinar os menores de cinco anos contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação destas doenças no país.
O público-alvo da campanha será crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a um total de 11.213.278 crianças. A meta mínima a ser atingida será de 95%.
A Poliomielite
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus, de gravidade extremamente variável e, que pode ocorrer sob a forma de infecção inaparente ou apresentar manifestações clínicas, frequentemente caracterizadas por febre, mal-estar, cefaleia, distúrbios gastrointestinais e rigidez de nuca, acompanhadas ou não de paralisias.
O Sarampo
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio de secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.
Ministério da Saúde, poliomielite, sarampo, vacinação