A criação de novas vagas de creches desde que retornou ao cargo de prefeito em 20 de março de 2018 se tornou uma das prioridades consideradas emergenciais do prefeito Ricardo Salaro.
O número crescente da demanda de crianças que aguardam na fila de espera, que inclusive é acompanhada de perto pelo Ministério Público local, cresceu e acabou descontentando os pais que precisam de uma vaga nas creches municipais para deixarem seus filhos, enquanto permanecem em seus empregos. O planejamento do início de 2018, não previu a criação de novas vagas de creche.
As vagas de creches do Município vêm sendo acompanhadas pelo Ministério Público e o poder Judiciário e os problemas, principalmente, de ordem política, acabaram por prejudicar a celeridade das construções de novas creches.
A Diretoria de Educação seguindo determinação do prefeito municipal no sentido de minimizar o problema da falta de vagas em creches, vem estudando alternativas para que possa diminuir o problema.
Dentre umas das alternativas encontradas foi a abertura de mais uma sala na creche Maria Moura, que é administrado pelo colégio Anglicano, com mais 32 vagas, que já se encontram preenchidas, seguindo a lista do Ministério Público e que estão sendo entregues nesta sexta-feira, pelo prefeito municipal, que fez questão de reunir os pais da comunidade do CDHU I. A abertura de outras vagas continuam sendo objeto de estudos da Diretoria de Educação, em outras creches.
No ano passado com o funcionamento da creche Maria Moura, 120 novas vagas de creche foram criadas, e estão todas preenchidas.
Duas novas creches deverão ser entregues ainda sem prazo estipulado para a sua conclusão, sendo uma na Cohab II e outra na vila São Geraldo. A construção da creche da Cohab II será retomada em breve e a Diretoria de Obras está aguardando a autorização da Secretaria Estadual de Educação para iniciar o processo licitatório. A outra creche que deverá ser construída na vila São Geraldo, ainda não tem prazo definido para a formalização do processo licitatório.