Diretoria de Educação participa de reunião ordinária na União dos Dirigentes Municipais de Educação
Na última quinta-feira, 2, o diretor municipal de Educação, José Roberto Corrêa Saglietti, participou, na cidade de São Paulo, da reunião ordinária da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) para discussão do Tema “BNCC e Regime de Colaboração Estado/UNDIME: percurso transcorrido e próximos passos”.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
No município de São Manuel diversas ações para a implantação da BNCC já foram realizadas, como pode ser visto no roteiro seguinte:
2015, 2016 e 2017 – apresentação e mobilização das escolas municipais sobre a BNCC. Conhecimento das primeiras versões, análise das áreas e registro de percepções sobre os objetivos propostos e as mudanças apresentadas no documento. Consulta pública e acompanhamento no “site” da BNCC, pelas escolas, sobre as discussões e sugestões de modificações. Discussões coletivas nas escolas sobre as propostas e versões do documento. Participação da equipe técnica da DME em encontros regionais para análise e discussão do documento e redação coletiva de municípios para propostas de mudanças.
Dezembro de 2017 – comunicado as escolas sobre a aprovação da versão final da BNCC e acesso ao documento.
Janeiro de 2018 – estudo da nomenclatura da BNCC nas reuniões de planejamento com diretoras, coordenadoras e professoras da rede municipal.
Fevereiro e março de 2018 – reelaboração da ficha de desempenho para acompanhamento da aprendizagem individual dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental por meio de análise de documentos oficiais, descritores e objetivos da BNCC.
Março de 2018 – no dia 6 de março as escolas da nossa rede municipal aderiram ao Dia D escolhido pelo Ministério da Educação para discussão sobre a BNCC. Foram utilizados os materiais disponibilizados como vídeos, textos e slides.
Junho de 2018 – a) Os supervisores de ensino participaram de uma reunião na Diretoria de Ensino de Botucatu que tratou de assuntos relativos a BNCC e a apresentação da proposta de construção do currículo do Estado de São Paulo.
b) Início do Ciclo de formação sobre a BNCC em nosso município. Realizado o primeiro encontro com gestores, coordenadoras, representantes da APAE e do Conselho Municipal da Educação abordando temas como: Reflexões sobre a BNCC – início de conversa:
• Estrutura da BNCC
• Ações metodológicas necessárias
• As Habilidades – objetivos e procedimentos
• As 10 competências
• Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Julho de 2018 – a) Segundo encontro com gestores, coordenadoras, representantes da APAE e do Conselho Municipal da Educação abordando os seguintes temas: Como colocar em prática a BNCC – estratégias para o planejamento
• As Habilidades – objetivos de aprendizagem
• Hierarquia dos Descritores e a Taxonomia de Bloom
• As Habilidades – procedimentos na sala de aula
• Estruturando o Plano de Aula
• As Metodologias Ativas
b) Proposta de revisão, nos dias de planejamento, da Missão, Visão e Valores da escola apresentados no Projeto Político Pedagógico em consonância com as competências apresentadas pela BNCC.
A realizar
Agosto de 2018 – a) Estudo das competências e objetivos apresentados na BNCC. As escolas farão um exercício de reflexão sobre o planejamento preenchendo uma planilha para relacionar e identificar objetivos, conteúdos, competências, metodologia e procedimentos de cada ano e área de ensino.
b) Realização do terceiro encontro com gestores, coordenadoras, representantes da APAE e do Conselho Municipal da Educação abordando os seguintes temas: Avaliação pelas Habilidades da BNCC – verificando a aprendizagem
• Definindo os Descritores de Aprendizagem
• Elaborando itens para a Avaliação
• Verificando os Distratores
• Traçando Linhas de Ação para Correção da Rota
c) Aplicação de Avaliação Externa para identificação das necessidades de aprendizagem dos alunos da rede municipal.