Ação conjunta entre órgãos ambientais municipal e estadual PARA ORIENTAR PRODUTORES RURAIS em situações de conflito com ANIMAIS SILVESTRES
Técnicos do órgão ambiental estadual e municipal se reuniram no dia 17/11/2025 para uma ação conjunta em propriedades rurais que vivenciaram casos de conflito entre pessoas e animais silvestres no município de São Manuel
As visitas tiveram como objetivo trazer informações sobre biologia, comportamento e importância da fauna silvestre em áreas rurais compartilhadas, onde se desenvolvem atividades humanas relacionadas à agropecuária. Os encontros entre fauna e homem são inevitável consequência da expansão das atividades humanas e da busca natural dos animais por abrigo e alimento. Na região, são registradas várias espécies silvestres, dentre elas tatus, tamanduás (bandeira e mirim), capivaras, gambás, ouriços, onças-pardas, jararacas e serpentes não peçonhentas.
Durante a ação, os técnicos explicaram a importância de identificar rastros e vestígios, como proceder ao encontrar um animal silvestre e quais medidas podem reduzir conflitos, como manejo correto de resíduos, proteção de galinheiros e eliminação de fontes de alimento que atraem a fauna. Enfatizaram a importância de não habituar os animais silvestres ao convívio humano, buscando medidas de afastamento e estranhamento.
A equipe reforçou que é proibido capturar ou manejar animais por conta própria, pois, além de ser uma atividade que necessita de autorização, coloca em risco pessoas e a fauna. Em casos de emergência, deve-se acionar o órgão ambiental local ou a Polícia Militar Ambiental, por meio do telefone 190.
Os moradores também receberam orientações sobre a legislação de proteção à fauna e sobre a importância de coexistir com a fauna silvestre, protegendo sua criação, mantendo distanciamento seguro e respeitoso por meio de medidas de manejo ambiental. Segundo os técnicos envolvidos do município e do estado, ações como essa integram um programa contínuo de educação ambiental e conservação, com novas visitas previstas para os próximos meses.