A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para todos os romeiros que participarão das peregrinações nas Rotas da Fé durante o feriado de 12 de outubro.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, que pode apresentar formas graves e até fatais. No último período de monitoramento, foram confirmados 66 casos humanos no Estado, sendo 37 óbitos – letalidade de 56%. Diversas áreas percorridas pelos romeiros, especialmente com vegetação e fragmentos florestais, apresentam risco elevado de transmissão.
Diante desse cenário, recomenda-se que:
Os romeiros estejam vacinados contra a febre amarela, inclusive pessoas acima de 59 anos sem contraindicações;
A vacinação seja feita com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem;
Sejam adotados cuidados adicionais, como uso de repelente, roupas que cubram braços e pernas e procura imediata por atendimento médico em caso de febre alta, dores no corpo, icterícia ou vômitos.
A Prefeitura de São Manuel, em parceria com as Secretarias de Saúde, paróquias, comunidades religiosas e associações de romeiros, reforça esse alerta e orienta que todos procurem as unidades de saúde para garantir a vacinação, fundamental para a proteção dos romeiros e da população em geral.