A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estão fortalecendo as ações de proteção e apoio a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Nesta quinta-feira, a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Renata Cristina Severino Pereira, e a psicóloga Mona Macedo Lucena estiveram na sede da DDM, em reunião com a delegada Ana Carolina de Brito Ferreira. O encontro teve como foco o alinhamento do fluxo de atendimento da rede intersetorial, especialmente nos casos que envolvem crianças e adolescentes em situação de violência.
O objetivo é construir um trabalho conjunto, com a criação de protocolos unificados, realização de reuniões periódicas e fortalecimento da comunicação entre os setores. A proteção da infância e adolescência exige ações articuladas e efetivas.
A Escuta Especializada — desenvolvida no CREAS — é uma ferramenta essencial nesse processo, garantindo cuidado, acolhimento e prevenção da revitimização. Fortalecer a parceria entre CREAS e DDM é assegurar direitos e dignidade às crianças e adolescentes de São Manuel.