Na manhã desta quarta-feira, 27, prefeitos, prefeitos e vice-prefeitos eleitos e representantes de oito municípios que compõem o Polo Cuesta (Avaré, Pratânia, São Manuel, Anhembi, Botucatu, Itatinga, Pardinho e Bofete) se reuniram no Teatro de Pedra, na estação ferroviária, para a última assembleia de prestação de contas da gestão do prefeito Ricardo Salaro à frente do Conselho de Municípios, e de Thiago Donini, presidente da Diretoria Executiva do consórcio.
A reunião foi iniciada com uma explanação sobre a situação do consórcio, conduzida pela advogada Juliana Spadaro e pela contadora Ludneia Aparecida, que destacaram a regularidade do consórcio junto ao Tribunal de Contas e a conclusão de todos os processos.
O prefeito Ricardo Salaro, presidente do Conselho de Municípios do Polo Cuesta, enfatizou a importância da transformação do consórcio em multifinalitário, além de ressaltar o papel do turismo na região. "Esse modelo de consórcio favorece a união para a realização de compras, captação de recursos e execução de projetos. Deixamos, para a próxima gestão, o Polo Cuesta regularizado perante os órgãos de controle", afirmou. O prefeito Osmir Fêlix, de Pratânia, também destacou que essa união proporciona maior visibilidade e influência perante outras instâncias políticas.
Thiago Donini, por sua vez, apresentou a história e os projetos realizados desde 2020, fruto de um planejamento estratégico que abrange o período de 2022 a 2026. "Um dos grandes parceiros do consórcio é o Sebrae e o Instituto Jatobás, que capacitaram mais 635 empresas ou empresários de turismo nas oito cidades", destacou Donini. Durante a apresentação, foram exibidas as conquistas do consórcio ao longo de seus 23 anos de existência.
A partir de 2025, o consórcio se tornará efetivamente multifinalitário, com a criação de cinco câmaras técnicas: Turismo, Saúde, Educação, Segurança e Meio Ambiente. "Além disso, em janeiro, entregaremos o tão aguardado roteiro turístico que abrange os oito municípios", revelou Donini.
Antes dos agradecimentos finais, o vice-prefeito eleito de Botucatu, André Spadaro, compartilhou informações sobre uma reunião recente com os mandatários eleitos do Polo Cuesta e se colocou – representando o prefeito eleito – como candidato à presidência do Conselho Municipal, eleição prevista para janeiro.