O Programa Educação Viária é Vital Mapfre é uma iniciativa voltada para a segurança e mobilidade no trânsito, que inspira pesquisas e ações para transformar a circulação viária nas comunidades escolares em todo o Brasil. Neste ano, a EMEI “Joanna Madóglio de Almeida” se destacou entre as escolas finalistas, sendo uma das representantes de São Manuel na fase final da edição de 2024, que reunirá os dez melhores projetos do país.
Com o projeto “Sementinhas de um Trânsito Seguro”, a escola mobilizou toda a comunidade do Distrito de Aparecida, contando com o apoio do poder público, do Detran, da Guarda Civil Municipal (GCM), além de parceiros como o Clube da Mata e o Rotary Club Paraíso São Manuel. O trabalho foi coordenado pela educadora responsável, Francine Eduarda dos Santos Leite que irá representar a escola na cerimônia de premiação, em São Paulo, no próximo mês.
A iniciativa envolveu 5.900 professores e atingiu mais de 180 mil alunos de escolas públicas brasileiras, promovendo a Mobilidade Segura e Sustentável. Em São Manuel, os alunos da EMEI participaram ativamente, mostrando-se questionadores e engajados, protagonizando o aprendizado e a aplicação de comportamentos seguros no trânsito. A metodologia utilizada trabalhou situações-problema para desenvolver hábitos seguros desde a infância, incluindo o respeito aos sinais, faixas de pedestres e cuidados ao andar de bicicleta ou a pé.
O projeto “Sementinhas de um Trânsito Seguro” se destaca não só por educar as crianças sobre segurança no trânsito, mas também por contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa jornada fomenta um desenvolvimento futuro mais seguro e sustentável para toda a comunidade.