O projeto “Clube da Mata” fruto da parceria entre a Unesp e a Prefeitura da Cidade de São Manuel realiza, desde 2018, cursos de formação em Educação Ambiental para estudantes e professores da rede pública de São Manuel, na sede da Fazenda Experimental da Unesp localizada no município de São Manuel.
As atividades socioeducativas sintrópicas envolvem trilhas interpretativas, oficinas teóricas e práticas de manejo e conservação da natureza, plantios e curiosidades sobre produção e segurança alimentar, experimentos ao ar livre, contação de histórias, observação de fauna e aves, entre outras.
Neste ano, as atividades começaram em abril e se encerraram no último dia 3, com os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Manuel e do Ensino Infantil.
A primeira etapa, foi realizada a atividade chamada: Laboratório a céu aberto. Os alunos participaram e conheceram o fascinante mundo dos solos. Exploraram as nuances entre os tipos de solo, desde o arenoso ao argiloso, e descobriram os segredos por trás do solo de terra preta.
Ao participarem dessas atividades, as crianças realizaram a observação e compreensão do ambiente ao seu redor. Eles aprenderam que cada ação humana pode ter um impacto significativo no ecossistema e, portanto, entenderam a importância de proteger e conservar a natureza. Assim, por meio dessas experiências, as crianças se reconectam cada vez mais com a natureza, compreendendo sua importância vital e o papel crucial que desempenhamos na sua conservação.