Nesta segunda-feira, 16 de setembro, o governo municipal deu um importante passo em direção à excelência em governança pública ao receber o “Selo de Integridade e Governança Pública Municipal – Governança Pública”, de nível Prata, realizado pela ABADES – Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento.
A certificação ocorreu no Auditório de Pedra, da Estação Ferroviária, com a participação de diretores e servidores, que somaram um público de 44 pessoas. O Selo Prata, conferido a instituições que atendem aos critérios avançados de governança e compliance, reconhece os esforços contínuos para fortalecer a gestão pública e promover a ética no serviço público, culminando na criação do plano de metas. Esse Plano de São Manuel possui 223 para serem atingidas em sua maioria até 2028, seguindo as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e está dividido em cinco eixos: Desenvolvimento Econômico e Emprego; Políticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Infraestrutura e Organização do Espaço Urbano e Rural; Gestão Pública e Participação Popular; e Ações Afirmativas e de Solidariedade Social.
O Presidente da ABADES e coordendor do Programa, Luis Mário Marinho, parabenizou todos os participantes e o Plano de Metas criado, e destacou a importância desse instrumento no benefício a todos os cidadãos. “Quando falo sobre população, todos nós estamos inseridos. E hoje convido vocês a refletirem sobre o nosso papel, o que realmente temos que aprimorar e fazer para melhorar a vida das pessoas, que incluem os filhos, os netos, pessoas que queremos bem e que fazem parte deste contexto. Então, eu fico muito grato por valorizar não só o trabalho do prefeito – que tem um papel fundamental –, mas quem realmente tira do papel as políticas públicas e faz acontecer são vocês, servidores. Eu me sinto muito feliz aqui, junto com vocês, para valorizar cada um”, discursou Marinho.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Ricardo Salaro ressaltou a importância do selo como um marco na trajetória da gestão pública municipal e sobre a importância da política no desenvolvimento do Município. “A conquista do selo não apenas reforça o compromisso da administração com a boa governança, mas também serve como um estímulo à continuidade das práticas de integridade e responsabilidade pública. A administração municipal planeja manter e ampliar as iniciativas que levaram à obtenção do selo, garantindo que a população continue a se beneficiar de uma gestão pública mais transparente e eficaz”, declarou Salaro.
O Selo Prata do Programa de Integridade e Governança é um importante reconhecimento das conquistas da administração em sua busca por uma governança pública de alta qualidade e confiável. Em 2025, a gestão espera que a municipalidade consiga alcançar o selo Ouro, demonstrando seu compromisso contínuo com a integridade e a transparência na administração pública. Esse objetivo reflete a determinação da administração em melhorar constantemente suas práticas e beneficiar a população.
Um plano de metas no âmbito da Administração Pública Municipal é um documento estratégico que estabelece objetivos claros e mensuráveis que a administração local se compromete a alcançar em um determinado período. Esse plano é fundamental para orientar as ações do governo municipal e assegurar a transparência e a responsabilidade na gestão pública.
O Plano de Metas contempla a Agenda 2030, que é um plano de ação global adotado pelos países membros das Nações Unidas em setembro de 2015, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões: econômica, social e ambiental. O núcleo da Agenda 2030 é a Declaração de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todos até 2030.